Linguagem dos ritos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v7i1.16287Palavras-chave:
AntropologiaResumo
O artigo trata do conjunto de rituais que ocorrem quando do falecimento de um membro da comunidade kamaiurá de Ipavu e que culminam com a realização da maior cerimônia intertribal no alto rio Xingu (MT), o Kuaryp. Numa primeira etapa, são apresentados os ritos fúnebres dos quais participam a família enlutada e os moradores da aldeia, numa sequência de atos que revelam a reciprocidade na prestação de trabalho, favores, e oferta de bens. O luto é aos poucos aliviado até a realização da grande festa, quando então é finalmente retirado.Downloads
Referências
Agostinho, Pedro. 1974. Kwarìp, mito e ritual no Alto Xingu. São Paulo: EPU.
______. 1974. Mitos e outras narrativas. Universidade Federal da Bahia, Coleção Ciência e Homem, Bahia.
Junqueira, Carmen e Vaneska Taciana Vitti. 2009. “O Kwaryp kamaiurá na aldeia de Ipavu”. Estudos Avançados 23(65), pp.133-147, jan./abr. 2009. Universidade de São Paulo.
Mauss, Marcel. 1974. “Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas”. In: Claude Lévi-Strauss. Sociologia e Antropologia, com uma introdução à obra de Marcel Mauss, tradução de Lamberto Puccinelli. São Paulo, EPU, pp.37-184.
Samain, Etienne. 1980. De um caminho para outro. Mitos e aspectos da realidade social nos índios Kamayurá (Alto Xingu), dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, volume II.
Seki, Lucy. 2010. Jene Ramyjwena Juru Pytsaret. O que habitava a boca de nossos ancestrais. Rio de Janeiro: Museu do Ãndio.
Villas Bôas, Orlando. 2000. Kuarup. A lenda da criação. In: O. Villas Bôas. A arte dos pajés. São Paulo: Globo.
Villas Bôas, Orlando e Claudio. 1970. Xingu. Os índios, seus mitos. Rio de Janeiro: Zahar.
______. 1986. Xingu. Os contos do tamoin. São Paulo: Kuarup.
______. 1992. Xingu. Histórias de índios e sertanejos. Porto Alegre: Kuarup.
Würker, Estela; Maria Cristina Troncarelli (orgs.). 2005. Memórias de tempos antigos: livro de mitos dos povos indígenas do Xingu. São Paulo, ATIX/ ISA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Antropológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.