Indigenous School Education and specific teaching-learning processes: reflections based on particular cases of Jê tribes

Autores

  • Odair Giraldin UFT

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v2i2.16227

Resumo

A educação escolar indígena disseminou-se entre os povos indígenas do Brasil, tornando-se mais ou menos acessível, de acordo com os contextos políticos estaduais e municipais responsáveis pela educação. Os preceitos e regulamentos da Constituição Federal exigem que as escolas indígenas sejam específicas, diferenciadas e bilíngues. Esses preceitos são, em certo grau, confrontados com barreiras socio-culturais impostas pelos responsáveis pela educação escolar indígena que não são indígenas e que, por isso, não possuem o entendimento necessário para desenvolver processos de ensino-aprendizagem específicos para cada povo. Esta fala é uma reflexão sobre esse contexto, baseada em experiências com pesquisas e estudos sobre a educação escolar indígena envolvendo povos Xerénte, Krahô, Pyhcopcatijí, Ràmkokamekrá-Canela e Apinajé. Demonstramos que um entendimento claro do ensino específico do processo de aprendizagem de cada povo é essencial para implementar os preceitos constitucionais relativos à educação escolar indígena.

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Publicado

2013-04-18

Como Citar

Giraldin, O. (2013). Indigenous School Education and specific teaching-learning processes: reflections based on particular cases of Jê tribes. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 2(2), 265–284. https://doi.org/10.26512/rbla.v2i2.16227

Edição

Seção

Artigos