Incorporação do Objeto em Sateré-Mawé
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v1i2.12367Palavras-chave:
Incorporação nominal. composição. transitividade. telicidade. unidade semântica.Resumo
Neste artigo é mostrado que a incorporação nominal em Sateré-Mawé resulta de um processo de composição envolvendo um nome, inalienável ou alienável, e um verbo transitivo, e que as bases lexicais resultantes são respectivamente télicas (classe I) ou atélicas (classe II). É também mostrado que nomes que se referem a entidades inanimadas ou animadas não humanas se incorporam mais facilmente do que nomes que se referem a seres humanos.
Downloads
Referências
Comrie, Bernard. 1976. Aspect. Cambridge: Cambridge University Press.
Creissels, Denis. 2006. Syntaxe générale ”“ une introduction typologique 2. Paris: Lavoisier/Hermes Science.
Franceschini, Dulce. 1999. La langue sateré-mawé: description et analyse morphosyntaxique. Paris, França, Thèse de doctorat, Université Denis Diderot, Paris VII.
Franceschini, Dulce. 2007. Valores da voz média em Sateré-Mawé. In: Ana Suelly A.C. Cabral; Aryon D. Rodrigues (orgs.) Línguas e Culturas Tupí, vol.1. Campinas: Editora Curt Nimuendajú, p. 309-315.
Gerdts, Donna B. Incorporation. 1998. In: A. Spencer and A. Zwicky (eds.), The Handbook of Morphology. Oxford: Basil Blackwell, p. 84-100.
Klimov, G.A. 1974. On the character of Languages of Active Tipology. Linguistics 131:11-25.
Lazard, Gilbert. 1994. L’actance. Paris: PUF.
Mithun, Marianne. 1984. The evolution of noun incorporation. Languag. 60:4, p. 847-894.
Payne, Thomas. 1997. Describing morphosyntax. Cambridge: Cambridge University Press.
Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1951. A composição em Tupí. Separata de Logos, ano VI, n. 14. Curitiba.
Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1984/85. Relações Internas na Família Linguística Tupí-Guarani. Em: Revista de Antropologia 27/28:33-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.