Métraux Alfred. Curt Nimuendajú (1883-1946). In: Journal de la Société des Américanistes. Tome 39, 1950. pp. 250-251.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v1i2.12292Palavras-chave:
Nimuendajú; linguistica; indigena; BrasilResumo
Curt Nimuendajú (1883-1946) ”” Curt Nimuendajú faleceu em 1946,no alto Amazonas, entre os índios Tikuna. Foi assim que terminou umacarreira fecunda e cheia de aventura que deixou uma marca profunda emnossa ciência. Os trabalhos linguísticos, arqueológicos e etnográficos deNimuendajú trouxeram-nos dos índios brasileiros uma imagem nova emodificaram as noções tradicionais da etnografia sul-americana. Sob onome Guaraní de Nimuendajú, que ele adotou por amor aos índios que oiniciaram em seus mistérios, escondia-se a personalidade singular de umalemão que foi ainda jovem, como emigrante, para o Brasil, sem bagagemuniversitária, mas com talentos vários e um gosto profundo pela vida nafloresta. (Tradução: Beatriz Carretta Corrêa da Silva)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.