Eventos interativos em sala de aula
estratégias discursivas do professor
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v3i2.5781Resumen
The reflection presented in this paper intends to contribute to the discussion on the role of language in the knowledge acquisition process. The paper analyses verbal strategies teachers use in the classroom, in different interactional situations, based on Bakhtin’s concept of dialogism and on Vygotsky’s semiotic mediational process.
Descargas
Citas
Bakhtin, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1969 (obraoriginal de 1929).
Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 (obra original 1974, reelaborando versão escrita entre 1940 e 1941).
Bakhtin, M. Problemas da poética de Dostoiévsky. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária, 1981.
Brait, B. O processo interacional. In D. Preti (org.) Análise de textos orais.Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade deSão Paulo, 1995.
Cruz, V. V. Rationalité technologique et modernisation de l’éducation: lecas du Brésil (1964/1984). Tese de doutorado. Université de Caen,France, 1998.
Daniels, H. (org.) Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas:Papirus, 1994.
Gabbiani, B. Estratégias de interaccion en el aula: implicancias pedagógicas de la triada pergunta-respuesta-evaluacion. Trabalhos de LingüísticaAplicada, 18:29-38, 1991.
Germano, J. W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez Editora,1993.
Gramsci, A . Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978 (obra original publicada em 1950).Habermas, J. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Publicações DomQuixote,1985.
Kleiman, A. Introdução e um início: a pesquisa sobre interação eaprendizagem. Trabalhos de Lingüística Aplicada, 18:5-14, 1991.
Kleiman, A. Cooperation and control in teaching: the evidence of classsroom questions. D.E.L.T.A, 8 (2): 187-204 ,1992.Kohl, M. Pensar a educação : contribuições de Vygotsky. São Paulo: Ática, 1995.
Moita Lopes, L. P. da. Co-construção do discurso em sala de aula: alinhamento a contextos gerados pela professora. Trabalho apresentado no V International Pragmatics Conference. México, 1996 (no prelo).
Mortimer, E. F. e Carvalho, A. M. P. de. Referenciais teóricos para análisedo processo de ensino de Ciências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,96:5-14, 1996.
Oliveira, M. B. F. de. Linguagem e fracasso escolar. Tese de doutorado apresentada à Universidade de São Paulo. São Paulo, 1985.
Oliveira, M. B. F. de. A concepção de língua na escola: origens e limitações. Educação em Questão, ½, 2/1:88-113.
Schaff, A. Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1964.
Smolka, A L. B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. Caderno Cedes, 24, Campinas: Papirus,1991a.
Smolka, A .L. B. Múltiplas vozes na sala de aula: aspectos da construção coletiva do conhecimento na escola. Trabalhos de Lingüística Aplicada,18:15-28, 1991b.
Soares, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1987.
Snyders, G. A alegria na escola. Porto Alegre: Manolo, 1985.Vygotsky, L. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979. Original publicado em 1934.
Vygotsky, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.Original publicado em 1930.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.