AS LINGUAGENS, VOZES E DISCURSOS: IDENTIDADES DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32451Palabras clave:
Linguaje, Discursos, IdentidadesResumen
El propósito de este artículo es investigar las marcas de identidad de una trabajadora doméstica que buscando entender las razones que la llevaron a asumir una identidad analfabeta. Los teóricos y metodológicos están guiados por el ADC (FAIRCLOUGH,1999, 2016), Pedagogía Crítica de Freire (1979, 1981) y Hall (2006) y Norton (2000) para discusiones sobre identidades. Una entrevista semiestructurada y dos narrativas visuales (MELO-PFEIFER, 2015) son los instrumentos para generar los datos. La participante asume la identidad de analfabeta, niega sus origens, el campo, asumiendo el manera de hablar de la ciudad como la correcta y como un espacio digno de supervivência.
Descargas
Citas
BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua Materna: Letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press,1999.
DIAS, J. Analistas de discurso e sua prática teórico e metodológica. Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 12, p. 213-246, 2011.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad. rev. técnica e prof. Izabel Magalhães. Brasília: Editora: Universidade de Brasília, 2016.
FAIRCLOUGH, N. Global Capitalism and critical analysis of language. Language Awareness, v. 8, n. 2, p. 71-83, 1999.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes. 7. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HAWKINS, M.; NORTON, B. Critical language teacher education. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. (ed.). Cambridge guide to second language teacher education. Cambridge, Cambridge University Press, 2009. p. 30-39.
MAGALHÃES, I. Introdução: a análise de discurso crítica. DELTA, v. 21, p. 1-9, 2005.
MELO-PFEIFER, S. Multilingual awareness and heritage language education: children's multimodal representations of their multilingualism, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09658416.2015.1072208. Acesso em: 02 maio 2018.
MOSCOVICI. S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
NORTON, B. Identity and language learning: Gender, ethnicity and educational change. Harlow, England: Pearson Education Limited, 2000.
NORTON, B. Identity and language learning: Extending the conversation. 2. ed., Bristol: Multilingual Matters, 2013.
NORTON, B. Identity and language learning: Back to the future. TESOL Quarterly, v. 50, n. 2, p. 475-479, 2016.
RESENDE, V. de M; RAMALHO, V. C. V. S. Análise de Discurso Crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em (Dis)curso, v. 5, n. 1, p. 185-208, 2010.
RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. C. V. S. Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes Editores, 2011.
SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.