EDUCAÇÃO INTER/MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ESCOLAR

SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS E IDENTIFICACIONAIS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá
  • Marcus Vinicius Ribeiro Puresa UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31094

Palabras clave:

Multiculturalidad, Discurso, Interculturalidad, Enzeñanza

Resumen

El objetivo en este artículo consiste en discutir como cuestiones de interculturalidad/multiculturalidad son ressaltadas en los discursos de cuatro profesoras de una instituición de educación pública, ubicada en la región norte de Brasil. El estudio,de carácter cualitativo e interpretación, está situado en el ámbito de la linguística aplicada crítica en una investigación de campo con la aplicación de entrevistas semiestructuradas. El corpus es constituído por extractos de respuestas discursivas de las profesoras, para los cuales se analizaron por la análisis crítica del discurso y las concepciones de multiculturalidad. Los resultados revelan dificultades y representaciones discursivas de las profesoras, tanto de ordem institucional, cuanto conceptual y estructural sobre la enzeñanza de los aspectos interculturales, lo que demuestra imperar la perspectiva multicultural asimilacionista en la enzeñanza de la lengua portuguesa brasileña.

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Biografía del autor/a

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

Marcus Vinicius Ribeiro Puresa , UNIFAP

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Graduado do curso de Letras Português/Francês na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP), no qual trabalha com discursos em materiais didáticos de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Análise do Discurso Crítica. Professor de Língua Materna e Estrangeiras da rede de ensino particular em Macapá -AP.

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Publicado

2020-08-01

Cómo citar

Gomes, R., & Vinicius Ribeiro Puresa , M. . (2020). EDUCAÇÃO INTER/MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ESCOLAR: SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS E IDENTIFICACIONAIS NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 62–81. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31094