PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MÍDIA IMPRESSA: INSERÇÃO DAS NOVAS TICS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21171Palabras clave:
Tecnologia da informação e comunicação. Análise de discurso crítica. Mídia. Discurso docente.Resumen
Neste artigo, apresentamos a análise de uma reportagem da revista Nova Escola e de duas entrevistas com professoras da rede municipal de ensino de Uberlândia. O objetivo é investigar como a mídia impressa e professores representam discursivamente a inserção das tecnologias da informação ecomunicação (TICs) na educação. Para isso, adotamos os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003). Os resultados mostram que as escolhas lexicais presentes na reportagem contribuem para a construção de uma representação positiva da inserção das novas TICs na educação e para a afirmação da necessidade dessa inserção. No discurso das professoras percebemos que as novas TICs são profícuas para a educação, porém, alguns fatores impedem a utilização corrente.Descargas
Citas
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. ”“ (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78).
COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. ”“ (Coleção polêmicas do nosso tempo; 87).
FAIRCLOUGH, N.. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. Ã ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres e Nova York: Routledge, 2003.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2 ed. Londres, Melbourne, Auckland: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. Language in a social perspective. In: COUPLAND, N. & JAWORKSY, A. Sociolinguistics: A reader and course-book. Nova York: St. Martin’s Press, 1997, p. 31-39.
HALLIDAY, M. A. K. & HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.
MARTINSI, Maria Cecília. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Programa de formação continuada em mídias na educação. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html>. Acesso em 11 fev. 2010.
MERCADO, Luís P. Leopoldo. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Versão eletrônica ISSN 0104-1037. Disponível em:
www.emaberto.inep.gov.br> Acesso em 20 nov 2010.
MONTEIRO. Elis. Nativos digitais já estão dominando o mundo e transformando a forma como o ser humano se comunica. Jornal O Globo, São Paulo, 18 maio 2009. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/05/18/nativos-digitais-ja-estao-dominando-mundotransformando-forma-como-ser-humano-se-comunica-755911408.asp>. Acesso em 13 jun 2010.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3a edição, Campinas: Papirus, 2001.
OTTONI, M. A. R.. Os gêneros do humor no ensino da Língua Portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
PINHEIRO, Tatiane. Tecnologia na aula. Nova Escola, São Paulo, n.228, p. 76-77, dez. 2009.
RESENDE, Viviane Melo & RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.