OS SUJEITOS SOCIAIS GRUPOS FAMILIARES E A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores/as

  • Neusa Inês Philippsen Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria de Fátima Castilho Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10555

Palabras clave:

Análise de Discurso, grupos familiares, currículo, escola do campo.

Resumen

Neste artigo, em que se mobilizam os dispositivos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) da linha teórica francesa e aparatos sobre a educação do campo, tais como a Resolução n º 01/2002 do CNE- CEB -Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, realizamos análises sobre os discursos dos sujeitos sociais do campo, no Assentamento de Reforma Agrária Gleba Mercedes V, localizado a 95 km da cidade de Sinop/MT, mais especificamente do segmento grupos familiares. A partir dos resultados dessa pesquisa, esperamos contribuir com a (re)construção da identidade pessoal desses sujeitos, potencializando-os a se descobrirem como seres históricos e construtores de currículos multiculturalistas pela legítima participação no processo educativo na sua comunidade.

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Biografía del autor/a

Neusa Inês Philippsen, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa na USP, professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT e pesquisadora integrante do Projeto SABERES DA TERRA: dos discursos dos sujeitos sociais à multiplicidade de saberes para a (re) significação do currículo da educação do campo.

Maria de Fátima Castilho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora de Metodologia do Ensino Fundamental e do Ensino da Língua Portuguesa no Início da Escolarização e pesquisadora coordenadora do Projeto SABERES DA TERRA: dos discursos dos sujeitos sociais à multiplicidade de saberes para a (re) significação do currículo da educação do campo.

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Publicado

2011-07-25

Cómo citar

Philippsen, N. I., & Castilho, M. de F. (2011). OS SUJEITOS SOCIAIS GRUPOS FAMILIARES E A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 12(1), 78–103. https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10555

Número

Sección

Artigos de pesquisa