Pesquisa com Povos de Terreiro no Semiárido Nordestino

Autores

Palavras-chave:

povos tradicionais, sertão nordestino, história das religiões brasileiras

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a produção cientifica no semiárido do Nordeste brasileiro voltada aos Povos de Terreiro, a partir de um recorte direcionado para o sertão baiano e pernambucano. Trata-se de pesquisa integrativa, com busca de estudos voltados para o tema em diversos veículos de produção literária, no intuito de  colaborar para a compreensão do status atual dos saberes tradicionais, possibilitando pesquisas futuras sobre o tema, compreendendo os Povos de Terreiro como parte importante da população do território semiárido, advindos dos processos escravagistas no Brasil, processos esses que mantêm, nos dias atuais, a invisibilidade e exclusão histórica destes grupos humanos. É destacado na investigação a importância da interface dos saberes de matriz africana, a partir dos Povos de Terreiro, com os estudos científicos, possibilitando instrumentos relevantes de formação, politização, reconhecimento e empoderamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ioná Pereira da Silva, Centro Universitário Faveni, Brasil

Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Discente de Licenciatura em História do Centro Universitário Faveni. Membro do Grupo de Estudos Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais.

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal de Educação Sertão Pernambucano (IF Sertão), Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor de ensino médio e técnico do IF Sertão, campus Petrolina Zona Rural. Membro do Grupo de Estudos Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais.

Carlos Alberto Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Brasil

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza e professor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb. Líder do Grupo de Estudos Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

SILVA, I. P. da; FLORÊNCIO, R. R. .; SANTOS, C. A. B. Pesquisa com Povos de Terreiro no Semiárido Nordestino: . Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 128–163, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/26752. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Resistência Afro na América Latina