Protesto indígena na Colômbia: O caso dos indígenas caucanos
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v14i1.15350Palavras-chave:
AntropologiaResumo
Práticas de protesto indígena na Colômbia constituem o objeto empírico desta pesquisa. Metodologicamente são estudadas as matérias jornalísticas, produzidas por jornais de reconhecida importância no país, com ocasião dos eventos do protesto indígena realizados no período compreendido entre outubro e novembro de 2008.
A repetição periódica dessas práticas, corriqueira no senso comum, é problematizada como uma estratégia indígena para conferir-se espaço na historicidade nacional. Sua constituição em noticia veiculada nos diferentes meios de comunicação permite-lhes conquistar a atenção da sociedade envolvente. História e território, operadores simbólicos da identidade étnica, convocam à mobilização e se acionam durante esses eventos de protesto.
Downloads
Referências
COLÔMBIA. Carta abierta al presidente Uribe. Popayán: 2008, 2 páginas.Castillo, Luis Carlos. Etnicidad y nación: el desafío de la diversidad en Colombia. Cali: Universidad del Valle, 2007.
CHAVES, Christine. A marcha nacional dos sem-terra. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2000.
GOMEZ, Herinaldy. Poder étnico y reconocimiento de la diversidad cultural. In: De la Justicia y poder indígena. Popayán: editorial universidad del Cauca. 2000.
MACHADO, Absalón. Problemas agrarios colombianos. Bogotá: Siglo XXI. 1986.
MATOS, Maria Helena Ortolan. Processo de criação e consolidação do movimento pan-indígena no Brasil (1970-1980). Dissertação de mestrado em Antropologia, Universidade de Brasília, 1997.
RAPPAPORT, Joane. La política de la memoria. Interpretación indígena de la historia en los andes colombianos. Popayán: editorial Universidad del Cauca. 2000.
RUANO, Elizabeth. O cultivo da papoula na Colômbia: um estudo de caso sobre os agricultores familiares do Município de Silvia (Cauca).Universidade de Brasília: Dissertação de Mestrado em Agronegócios, 2008.
SÁNCHEZ, J. Etnia, poder y diferencia en los Andes septentrionales. Quito: Abya-yala. 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.