“O Caribe é aqui!": Considerações sobre a construção de uma identidade ético-estética paraense
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v14i1.15348Palavras-chave:
AntropologiaResumo
Pensar os diferentes recursos, estratégias e negociações a partir dos quais grupos sociais diversos constroem suas fronteiras identitárias consiste em reconhecer, desde já, que se está a caminhar por terrenos repletos de trilhas que se cruzam, bifurcam-se, encontram-se ou até mesmo estão por serem abertas, e que não deixam de constituir os percursos pelos quais se deve enveredar. Por meio desta comunicação apresento algumas considerações desenvolvidas acerca da contribuição, apropriação e influência de gêneros musicais caribenhos para o processo de construção de uma identidade ético-estética paraense. Pesquisas preliminares sugerem que além das relações decorrentes de circunstá‚ncias e condições históricas, tecnológicas e geográficas específicas, houve também uma série de construções e articulações performático-discursivas no direcionamento que a relação Caribe/Pará teria ou não assumido para a definição e legitimação de uma identidade marcada pela presença caribenha. Além disso, percebe-se que este processo não se deu de maneira tão casual ou pontual, pois envolveu domínios múltiplos, que incluem transformações e fenoÌ‚menos inclusive globais, gradativamente e em diversas frentes, abrangendo projetos implementados ou articulados por sujeitos e grupos sociais com vistas à configuração desta relação.Â
Downloads
Referências
AUSTERLITZ, Paul.Merengue: Dominican Music and Domican Identity. Philadelphia:Temple University. 1996.
BARATA, Ruy Paranatinga & BARATA, Paulo André. Porto Caribe. Belém: Projeto Uirapurú-SECULT-PA. 1997
BARTH, Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. (In)O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Editora Contracapa. 2000.
BETANCOURT, Fábio. Confluencias étnico - musicales en el caribe, una hipótesis.Medellin: Universidad de Antioquia.
CARDOSO DE OLIVEIRA,Roberto. Os (des)caminhos da identidade. In. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol 15, n° 42. 02/2000. pp. 7-21.
CARDOSO DE OLIVEIRA,Roberto. Introdução. (In) BAINES, Stephen Grant & CARDOSO DEOLIVEIRA, Roberto (Orgs). Nacionalidade e etnicidade em fronteiras.Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2005. pp 9 - 20.
COSTA. Antônio Maurício Dias da.Festa na cidade: o circuito bregueiro de Belém. Belém: S/N, 2007. 316 p il.
FREIRE, Karla. A Trajetória do Reggae em São Luís: da identificação cultural à segmentação. s/r. 15 p
HANNERZ, Ulf. Fluxos. Fronteiras, Híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. In, Mana 3 (1), Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ. 1997. pp. 7-39
HOBSBAWM, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1990
JATENE, Izabela de Souza. Tribos urbanas em Belém: Drag Queens, rainhas ou demônios. Belém: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Universidade Federal do Pará. 1997
LARÊDO, Salomão.Palácio dos Bares. Belém: Salomão Larêdo Editora. 2003.
LIMA, Andrey Faro de. “É aFesta das Aparelhagens!””“ Performances Culturais e Discursos Sociais. Belém: Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais ”“Antropologia. 2008.
MANUEL, Peter. Caribbean Currents. Caribbean Music from Rumba to Reggae. Philadelphia: Temple University, 2006.
MOTTA-MAUÉS, Maria Angelica. A questão étnica: índios, brancos, negros e caboclos. In Estudos e Problemas Amazônicos: história social e econômica e temas especiais. Belém: IDESP, 1989, pp. 195-204.
MOURA, Milton. Notas sobre a presença da música caribenha em Salvador, Bahia. In Revista Brasileira do Caribe. Brasília: Vol. IX, nº18. Jan-Jun 2009, p 361-388.
PASOS Luís Várgues. A construção de uma identidade imaginada: o Caribe.(In) Revista Brasileira do Caribe. Brasília: Vol. IX, nº18. Jan-Jun 2009, p. 335-360.
SILVA, Carlos Benedito R. da. Ritmos da Identidade. Mestiçagens e Sincretismos na Cultura do Maranhão. São Luís: SEIR/FAPEMA/EDUFMA, 2007.
SILVA, Carlos Benedito R. da. Da terra das Primaveras à Ilha do Amor. Reggae, Lazer e Identidade Cultural. São Luís EDUFMA, 1995.
VERAS, Teo. Breve resenha histórica da radiodifusão na República Dominicana.Disponível em www.portal.teoveras.com.do/index.2007. Acesso em 08/10/2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.