Cultura, identidades e fronteira: Uma abordagem ao pensamento de Manoel Bonfim

Autores

  • André Luiz de Souza Filgueira Mestrando em Ciências Sociais, Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v14i1.15347

Palavras-chave:

Sociologia

Resumo

Este artigo tenciona examinar ”“ a partir da obra A América Latina: males de origem, do pensador brasileiro Manoel Bomfim ”“ as idéias de cultura, de identidades e de fronteira. A proposta de abordagem deste tema é levantada para que seja instigado o debate em torno da mestiçagem, tese capital que sustenta o projeto identitário de Bomfim na obra supracitada. Pois, o vislumbre do potencial identitário deste elemento, o mestiço, é necessário para que seja potencializada a cultura brasileira. Haja vista que essa discussão busca o reconhecimento do passado colonial ibérico, para que seja refletido o lugar do mestiço dentro da cultura e das identidades brasileiras. Desse modo, o que se quer é compreender como a articulação deste elemento, tão caro ao pensador brasileiro, o mestiço, pode contribuir para o levantamento de uma identidade brasileira que leve a cabo à concatenação de uma cultura nacional e que, por fim, tenha como ponto de partida a fronteira onde essa trama foi urdida, a América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANDEIRA, Manuel. Bandeira de bolso: uma antologia poética. Porto Alegre: Ed. L&PM, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Tradução de Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Ed. Topbooks, 1905.

CASANOVA, Pablo González. Colonialismo interno (uma redefinição). En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivasBoron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007.

MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira. In.: Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Ed.Hucitec, 1997.

NEVES, Cleiton Ricardo das. Projeto de identidade latino-americana de Manoel Bomfim na obra: A América Latina: males de origem (1905). 2010. 99f. Dissertação (Mestrado em História) ”“Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, 2010.

REIS, José Carlos. In.: As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim: a favor do Brasil: direita ou esquerda?. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2006.

RIBEIRO, Darcy. Manoel Bomfim, antropólogo. In.: A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Ed. Topbooks, 2005.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

DE SOUZA FILGUEIRA, André Luiz. Cultura, identidades e fronteira: Uma abordagem ao pensamento de Manoel Bonfim. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. DOI: 10.26512/interethnica.v14i1.15347. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/15347. Acesso em: 28 mar. 2024.