Cultura, identidades e fronteira: Uma abordagem ao pensamento de Manoel Bonfim
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v14i1.15347Palavras-chave:
SociologiaResumo
Este artigo tenciona examinar ”“ a partir da obra A América Latina: males de origem, do pensador brasileiro Manoel Bomfim ”“ as idéias de cultura, de identidades e de fronteira. A proposta de abordagem deste tema é levantada para que seja instigado o debate em torno da mestiçagem, tese capital que sustenta o projeto identitário de Bomfim na obra supracitada. Pois, o vislumbre do potencial identitário deste elemento, o mestiço, é necessário para que seja potencializada a cultura brasileira. Haja vista que essa discussão busca o reconhecimento do passado colonial ibérico, para que seja refletido o lugar do mestiço dentro da cultura e das identidades brasileiras. Desse modo, o que se quer é compreender como a articulação deste elemento, tão caro ao pensador brasileiro, o mestiço, pode contribuir para o levantamento de uma identidade brasileira que leve a cabo à concatenação de uma cultura nacional e que, por fim, tenha como ponto de partida a fronteira onde essa trama foi urdida, a América Latina.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Manuel. Bandeira de bolso: uma antologia poética. Porto Alegre: Ed. L&PM, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Tradução de Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Ed. Topbooks, 1905.
CASANOVA, Pablo González. Colonialismo interno (uma redefinição). En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivasBoron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007.
MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira. In.: Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Ed.Hucitec, 1997.
NEVES, Cleiton Ricardo das. Projeto de identidade latino-americana de Manoel Bomfim na obra: A América Latina: males de origem (1905). 2010. 99f. Dissertação (Mestrado em História) ”“Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, 2010.
REIS, José Carlos. In.: As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim: a favor do Brasil: direita ou esquerda?. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2006.
RIBEIRO, Darcy. Manoel Bomfim, antropólogo. In.: A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Ed. Topbooks, 2005.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.