Guerreiros do ororubá: o processo de organização política e elaboração simbólica do povo indígena Xukuru.
Palavras-chave:
AntropologiaResumo
O presente artigo resulta da dissertação de mestrado com mesmo título, destinada ao estudo sobre o povo Xukuru do Ororubá, localizado em uma área indígena de 27.555 hectares no município de Pesqueira (PE). Neste trabalho, proponho observar o processo de organização política do povo Xukuru. A análise aqui desenvolvida foi realizada através de observação participante, entrevistas individuais e grupos focais. Também foi realizada pesquisa documental do processo de regularização do território e de inúmeras denúncias de violências e assassinatos com motivação política, feitas ao Ministério Público Federal. Direciono o olhar a fim de perceber, através da observação histórica e complexificada da conjuntura nacional e local, quais elementos foram importantes para um reordenamento político do grupo indígena.
Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.