Apropriação e gestão de uma “terra”: A experiência Waiãpi (Amapá, Brasil)

Autores

  • Dominique Tilkin Gallois Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Auto-demarcação. políticas indigenistas. Brasil.

Resumo

Os Waiãpi vivem numa terra sem invasões, que eles mesmos demarcaram, numa extensão de 603.000 ha. de floresta tropical. Agora, buscam alternativas de desenvolvimento para a exploração exclusiva dos recursos da terra cujos limites eles construiram, ao longo de muitos anos, na forma de experiência de gestão de um espaço coletivo.  Este artigo visa contribuir para uma reformulação radical da política indigenista oficial do estado brasileiro com a descrição de uma experiência localizada, mas passível de ser estendida à demarcação de outras áreas indígenas da AmazoÌ‚nia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Tilkin Gallois, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Sciences Sociales Economiques et Politiques pela Université Libre de Bruxelles (1974), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos Ameríndios - CEstA. É professor colaborador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia e História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias amerindias, políticas indigenas, patrimônio cultural e conhecimento tradicional. Coordena e participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Desenvolve atividades de assessoria direta à comunidades indígenas no Amapá e norte do Pará, colaborando com órgãos públicos e organizações não governamentais em programas de formação indígena. 

Referências

Instituto Sócio Ambiental / ISA - Aconteceu Povos Indígenas no Brasil, 1991/95 - São Paulo, 1996.

Centro de Trabalho Indigenista - Relatório Final do Projeto Demarcação Waiãpi - São Paulo, 1996.

Gallois, D.T. Migração, guerra e comércio: os Waiãpi na Guiana, série Antropologia n.15, FFLCH/USP, 1986.

Gallois, D.T. O discurso Waiãpi sobre o ouro: um profetismo moderno, Revista de Antropologia, vol.30/31/32, São Paulo, 1987/88/89.

Gallois, D.T. De arredio a isolado: perspectivas de autonomia para os povos indígenas isolados", in: Indios no Brasil, Coord. Luís D.B.Grupioni, Sec. Municipal de Cultura, Prefeitura do Município de São Paulo, 1992.

Gallois, D.T. Jane ayvu kasi: discurso político e auto-representação Waiãpi, in: Imagens do Branco, Coord. Bruce Albert e Alcida R. Ramos, UNB/ORSTOM, Brasília (1991, no prelo).

Gallois, D.T- Jane karakuri: o ouro dos Waiãpi. A experiência de um garimpo indígena - in: Sociedades Indígenas e Transformações Ambientais, Org. A.C.Magalhães, NUMA/UFPA, Belém, 1993.

Gallois, D.T. Mairi Revisitada: a reintegração da Fortaleza de Macapá na tradição oral dos Waiãpi -NHII/FAPESP, 1994.

Oliveira, João Pacheco - Terras indígenas no Brasil: uma tentativa de abordagem sociológica - Boletim do Museu Nacional, vol.44, Rio de Janeiro, 1983.

- Os poderes e as terras indígenas - PPGAS, Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1989.

- Viagens de ida, de volta e outras viagens: os movimentos migratórios e as sociedades indígenas - Travessia, IX/24, 1996.

Seeger, A. & Viveiros de Castro, E. - Terras e territórios indígenas no Brasil, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1978.

Documentários em vídeo:

“Meu Amigo garimpeiro...” (25’) - Equipe do Programa Waiãpi, Vídeo nas Aldeias, CTI, 1994.

Placa não fala (27’) de Dominique Gallois e Vincent Carelli, Vídeo nas Aldeias, CTI, 1996.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

GALLOIS, Dominique Tilkin. Apropriação e gestão de uma “terra”: A experiência Waiãpi (Amapá, Brasil). Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 27–40, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12602. Acesso em: 3 maio. 2024.