A construção de instrumentos de pesquisa para a documentação do SPI e a busca de novas formas de acesso e diálogo

Autores

  • Carlos x Carlos Alberto Montes Perez Museu do Índio
  • Maria Elizabeth Brêa Monteiro Museu do Índio
  • Sheila Maria Guimarães de Sá Museu do Índio
  • Sonia Maria Otero Coqueiro Museu do Índio

Palavras-chave:

História indígena. relações interétnicas. políticas indigenistas.

Resumo

Este texto apresenta uma análise do Inventário Analítico relativo aos Documentos textuais do SPI - Posto Indígena Caramuru-Paraguaçu. Neste sentido, apresenta subsídios para uma reavaliação do processo histórico que engendrou as relações entre as sociedades indígenas e as políticas indigenistas, propiciando repensar a história dos índios a partir da documentação textual, o que significa, em muitas situações, reescrever, como registra John Monteiro, capítulos inteiros da história do Brasil “para que este novo conhecimento do passado possa lançar uma luz menos pessimista e mais justa sobre o futuro dos povos indígenas”. (Monteiro,1994). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos x Carlos Alberto Montes Perez, Museu do Índio

Bacharel em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais-IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Pesquisador do Serviço de Estudos e Pesquisas do Museu do Índio-SEP/MI.

Maria Elizabeth Brêa Monteiro, Museu do Índio

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Antropóloga do SEP/MI, Assistente técnica da FUNAI na perícia antropológica da Ação de Nulidade de Títulos de Propriedade Incidentes na T.I. Caramuru-Paraguaçu. 

Sheila Maria Guimarães de Sá, Museu do Índio

Bacharel em Ciências Sociais, IFCS/UFRJ, Pesquisadora do SEP/MI.

Sonia Maria Otero Coqueiro, Museu do Índio

Mestre em Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ, Chefe do SEP/MI.

Referências

BOURDIEU, P. et al. Le métier de sociologue. Paris: Mouton, 1983.
BRASIL, Maria Irene. Informatização do acesso aos acervos bibliográfico, arquivístico e museológico da Casa de Rui Barbosa. In: Seminário sobre Museus-Casas, 4, 2000: Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002. p.252-255.
CANGUILHEM, G. Sobre uma epistemologia concordatária. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, n.28, p.47-56, jan.-mar. 1972. Tema: Epistemologia.
FUNAI. Relatório sobre a história da Reserva dos Postos Indígenas Caramuru e Catarina Paraguassu. Salvador, 1976. Elaborado por Maria Hilda Baqueiro Paraiso. Convênio FUNAIUFBa.
LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
MONTEIRO, John (Coord.). Guia de fontes para a História Indígena e do Indigenismo em Arquivos Brasileiros. São Paulo: Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo/FAPESP, 1994. p.11
MONTEIRO, Maria Elizabeth Brêa; BRASIL, Maria Irene. Listagem dos nomes dos povos indígenas no Brasil. Boletim do Museu do Índio, Rio de Janeiro, n. 8, p. 1-71, 1998.
MOREIRA NETO, Carlos A. Centro de Documentação Etnológica da FUNAI. Arquivo e Documentação, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.12-15, 1979.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. Os instrumentos de bordo: expectativas e possibilidades do trabalho do antropólogo em laudos periciais. In: SILVA, O., Luz, N.; HELM, C.M.V. (Org.). A perícia antropológica em processos judiciais. Florianópolis: UFSC, 1994. p. 115-139.
PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. O tempo da dor e do trabalho: a conquista dos territórios indígenas nos sertões do leste, 1988. Tese (Doutorado em História Social) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de História - USP.
PERES, Sidnei. O arrendamento como uma forma de mediação de conflitos agrários: o SPI e os Fulniô de Águas Belas. In: ESPÍRITO SANTO, Marco Antônio (Org.) Política Indigenista: leste e nordeste brasileiros. Brasília: FUNAI/DEDOC, 2000. p. 65-72.
SPI. Carta circular de Raimundo Dantas Carneiro, 31 jan. 1957. (SARQ/MI, Microfilme 181 ”“ Fotograma 911).
____________. Informação de Tubal Vianna Fialho ao Proc. 230-I.R.4/52, 8 abr. 1952, (SARQ/MI, Microfilme 184 ”“ Fotograma 68).

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

MONTES PEREZ, Carlos x Carlos Alberto; MONTEIRO, Maria Elizabeth Brêa; SÁ, Sheila Maria Guimarães de; COQUEIRO, Sonia Maria Otero. A construção de instrumentos de pesquisa para a documentação do SPI e a busca de novas formas de acesso e diálogo. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–50, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12312. Acesso em: 25 abr. 2024.