Nomes e destinos: Etnohistórias Sararé

Autores

  • Edwin Boudewijn Reesink Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Cosmologias do contato. etnônimos.

Resumo

Este artigo dedica-se a problematizar os atos de nomeação dos "Nambikwara" para em seguida abordar o processo de contato interétnico e as cosmologias daí decorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwin Boudewijn Reesink, Universidade Federal de Pernambuco

Edwin B. Reesink concluiu o doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ), com uma tese terminada em 1993 e defendida em 1994. É mestre em Antropologia Cultural e em Sociologia das Sociedades Não-Ocidentais, pela Universiteit Leiden - Holanda, ambos concluídos em 1980. Realizou Pós-Doutorado em Antropologia e Etnologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (1999-2000) e outro Pós-Doutorado na Vrije Universiteit - Amsterdam (2000-2002). Foi ligado a Departamento de Antropologia da UFBA (e a sua pós-graduação) de outubro 1982 a janeiro de 2009. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. A sua área de pesquisa é Etnologia Indígena, com trabalhos tanto entre os Povos Indígenas no Nordeste (Kaimbé e Kiriri) como entre Povos Indígenas na região Amazônica (Kanamari e povos Nambikwara), particularmente dentro do âmbito do PINEB - Programa de Pesquisa Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro (UFBA) - e do NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (UFPE). Em suas atividades de extensão, tem atuação junto à ANAI-BA. 

Downloads

Publicado

2014-01-09

Como Citar

REESINK, Edwin Boudewijn. Nomes e destinos: Etnohistórias Sararé. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–10, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11684. Acesso em: 3 maio. 2024.