Subsistência Akwê-Xerente: Formas de manejo do ecossistema e projetos desenvolvimentistas em um grupo Jê
Palavras-chave:
Etnodesenvolvimento. relações interétnicas.Resumo
Este trabalho tem como finalidade fazer um estudo da subsistência do grupo indígena Akwê- Xerente a partir de duas viagens de campo realizados nos meses de junho e novembro de 1998. Procuramos analisar a subsistência Xerente nos seus aspectos tradicionais enquanto um manejo do ecossistema que envolve o sistema de roça rotativa e as práticas extrativistas do grupo. Essa subsistência é parte de um padrão de subsistência mais amplo dos grupos Jês. Nosso trabalho também analisa as implicações dos projetos desenvolvimentistas que têm surgido nos arredores das reservas Xerente (exógenos) e no interior das reservas (intra-aldeias) para a subsistência tradicional dos Xerente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.