A invisibilidade imposta e a estratégia da invisibilização entre negros e índios: Uma comparação
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v1i1.10778Palavras-chave:
Identidade étnica; quilombolas; povos indígenas; invisibilização.Resumo
Este trabalho pretende exercitar um diálogo entre a forma como antropólogos que trabalham com comunidades negras rurais e aqueles que trabalham com grupos indígenas, em especial no Nordeste, tratam a questão da atualização da identidade étnica.
Downloads
Referências
Bandeira, M. L.: Terras Negras: Invisibilidade Expropriadora, IN Textos e Debates, Ano I, nº 2, 1990, pp. 7-24.
Brasileiro, S. & A. N. Oliveira Jr.: ‘Organização Social’, IN Laudo Antropológico sobre as Comunidades Negras de Maria Rosa e de Pilões, Vale do Rio Ribeira do Iguape, SP. Ministério Público Federal, 1997, Brasília, pp. 58-80.
Carneiro da Cunha, M.: O Futuro da Questão Indígena, IN Lopes da Silva, A. & L. D. Benzi Grupioni (orgs.): A Temática Indígena na Escola. 1995, MEC/MARI/UNESCO, Brasília.
Oliveira Jr., A. N.: Terra Indígena Xukuru-Kariri: Relatório do Grupo Técnico Designado pela Portaria nº 0553/FUNAI. FUNAI, 1995, Brasília.
Reesink, E.: Uma Questão de Sangue. Comunicação apresentada no V Congresso AfroBrasileiro, Salvador, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.