Os indígenas da Reserva Caramuru-Paraguassu: famílias étnicas e organização política
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v20i2.10597Palavras-chave:
pataxó, famílias étnicas, território.Resumo
O artigo busca demonstrar os arranjos étnicos concernentes à coletividade autodenominada Pataxó Hãhãhãi, que se localiza na Reserva Indígena Caramuru-Paraguassu, no sul da Bahia, considerando suas implicações políticas e territoriais. Do mesmo modo, procura discutir de que maneira as distintas percepções sobre as histórias de cada grupo/família e etnia ”“ categorias que veremos reunidas em torno do conceito de famílias étnicas ”“ produziram uma narrativa de luta que possibilitou a retomada integral do território indígena ao longo das três últimas décadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.