Apresentação

Autores

  • Líliam Cristina Barros Cohen Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v21i1.10489

Palavras-chave:

Relações interétnicas.

Resumo

Este dossiê reúne trabalhos inéditos que abordam situações contemporâneas de conflito e cooperação entre povos indígenas, Estados nacionais e grupos econômicos nas Américas. A abordagem teórico-metodológica privilegiada é a interdisciplinar, principalmente convergências analíticas entre antropologia, sociologia, ciência política, história e relações internacionais. Também foi destacada a perspectiva comparada de processos, políticas e práticas com abrangência em diferentes países do continente Americano.

Este dossiê buscou destacar a necessidade de avançar na reflexão sobre os desdobramentos de situações coloniais assimétricas no continente e questionar, em qual medida, esses fenômenos de longa duração explicariam o aniquilamento, transformação ou subordinação de sociedades que passaram a ser definidas como nativas, minoritárias, marginais, étnicas, indígenas, dentre outras, sempre por oposição e comparação às identidades brancas ou mestiças tidas como hegemônicas para a construção das identidades nacionais modernas.

Os artigos deste dossiê exploram teórica e empiricamente, interdisciplinar e comparativamente, a interseção entre pluralidade étnica, processos de desenvolvimento e sistemas políticos nacionais contemporâneos, com ênfase nos movimentos e protestos indígenas em contextos regionais, nacionais e globais e nas reações dos governos, Estados nacionais e grupos econômicos diante das reivindicações indígenas e seus processos organizativos nas Américas. Esses trabalhos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado foram apresentados no 2º Colóquio do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Indígenas, Políticas Indígenas e Indigenismo (LAEPI), ocorrido em 2016 nas dependências do Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília (ELA/UnB). O colóquio, cujo título é replicado neste dossiê, teve vários eixos temáticos[1] em consonância com as diretrizes do LAEPI, quais sejam promover a produção científica e intercultural a partir das Américas para potenciar a compreensão das dinâmicas interétnicas no continente.

A seguir uma introdução aos trabalhos que compõem este dossiê. O artigo Organização política Ashaninka na Amazônia Central Peruana: um olhar sobre a Central Asháninka Del Rio Ene, de Lia Mendes Cruz, discute o processo de criação e desenvolvimento das associações indígenas da região frente às demandas das comunidades e dos agentes colonizadores, notadamente em relação à luta pelo domínio territorial indígena. O artigo de Estêvão Fernandes, intitulado Dos índios gays ao Queer caboclo: uma agenda para uma antropologia combativa, faz uma reflexão crítica sobre a homossexualidade indígena, propondo o conceito de “Queer caboclo” e situando a reflexão em uma perspectiva decolonial e periférica.

Por fim, o artigo Fazer-se ouvir, fazer-se entender ”“ atuação política interétnica da COICA nas negociações sobre o clima, de Isabel Rodrigues de Mesquita, discute a proposta REDD+ apresentada pela Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica (COICA) nas negociações internacionais sobre o clima (Conferências das Partes ”“ COP). A autora busca destacar o lugar das as vozes indígenas neste contexto predominantemente não indígena, e de que forma as assimetrias se desdobram na busca das organizações indígenas por espaços de representação e legitimação.

Mediante essas reflexões este dossiê busca aproximar a quem lê a Interethnic@ de fenômenos emergentes no panorama étnico-político-racial nas Américas focalizando trajetórias e dilemas de povos indígenas no Brasil e no Peru. Boa leitura!

Líliam Cristina Barros Cohen

Organizadora

 

[1] i) Interculturalidade, decolonialidade e Povos Indígenas; ii) Decolonizando sexualidades, artes e saberes indígenas; iii) Revisitando territorialidades indígenas entre campos, cidades e fronteiras; iv) Paraísos neocoloniais em espaços indígenas: O desenvolvimento entre o turismo e a sustentabilidade e, v) Judiciário revisitado: Quando a justiça é o Outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Líliam Cristina Barros Cohen, Universidade Federal do Pará

Pianista e etnomusicologa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade Federal do Pará. Doutora em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Possui pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2009, 2016).

Downloads

Publicado

2018-04-04

Como Citar

COHEN, Líliam Cristina Barros. Apresentação. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 3–4, 2018. DOI: 10.26512/interethnica.v21i1.10489. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/10489. Acesso em: 24 abr. 2024.