Epistemômetro: descolonização e transformação nas universidades
Este dossiê tem como objetivo destacar pontos discutidos ao longo da disciplina Análise de Sistemas Simbólicos, ofertada pelo Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI) da Universidade de Brasília (UnB), ministrada pelo professor José Jorge de Carvalho, a saber: a importância de uma universidade com pensamento pluriepistêmico, onde diferentes saberes possam se encontrar e dialogar nas mais diversas áreas do conhecimento acadêmico. A proposta é explorar como a descolonização do conhecimento pode transformar as estruturas epistemológicas da universidade, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo, crítico e transformador.
Os artigos submetidos devem abordar reflexões e pesquisas relacionadas ao papel da universidade na promoção de uma epistemologia plural, que reconheça e valorize saberes indígenas, quilombolas, afrobrasileiros, entre outros, bem como a importância do diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais. Também são bem-vindas contribuições que discutam a relação entre poder, saber e mentalidade colonizada nas práticas educacionais e científicas.