Inspirações de Paulo Freire para pensar o ensino jurídico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40882Palabras clave:
Paulo Freire, Ensino do direito, Engajamento Crítico, Inconclusão do ser humano, Práxis libertadora, Pedagogia críticaResumen
O presente artigo tem como objetivo destacar possibilidades de crítica ao ensino do direito no Brasil a partir do legado intelectual de Paulo Freire e da sua perspectiva epistemológica. Tendo como referência as bases da pedagogia crítica de Freire, pretende-se discutir como as noções de engajamento crítico; inconclusão do ser humano e práxis libertadora, contidas na obra de Paulo Freire, podem contribuir no ensino, na pesquisa e na extensão no campo do direito e das lutas emancipatórias.
Citas
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire, tradução Katia de Melo e Silva, , SM. Prólogo da equipe INODEP. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo, FAUDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Minha primeira professora. Revista Nova Escola, dez. 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido / Paulo Freire. – Notas: Ana Maria Araújo Freire Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo, GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Conscientização. tradução de Thiago José Risi Leme, Prefácio de Moacir Gadotti. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação: como prática de liberdade. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo, Prefácio. In: FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019 A.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2019 B.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5° ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio. Partir da infância: diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 8ª ed, Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
HADDAD, Sérgio. O educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.
MASSON, Cleber. Direito Penal. v. I, 7°msso ed, Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013.
MASSON, Cleber. Direito Penal. v. II, 5° ed, Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013.
MENDES, Conrado Hubner; BRITO, Adriane Sanctis; ANGOTTI, Bruna; SALES, Fernando; REIS, Luciana; VASCONCELOS, Natália. Academic Freeedom in Brazil: a case study on recent developments. Center for Analysis of Liberty and authoritarianism, Global Publico Policy Institute, september, 2020.
PIRES, Thula. Direitos humanos traduzidos em pretuguês. In: DUARTE, Evandro Piza; SÁ, Gabriela Barretto; QUEIROZ, Marcos (orgs.). Cultura jurídica e Atlântico Negro: história e memória constitucional. Vol. 1, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019, p. 47-59.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.