Análise de material didático para o ensino de línguas adicionais a distância: reflexões e orientações para o design de tarefas pedagógicas

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda Cardoso Lemos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Margarete Schlatter Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1158

Palavras-chave:

Educação a distância;, EAD;, Elaboração de tarefas;, Ensino de língua adicional;, Uso da linguagem;, TIC;, Tecnologia

Resumo

Neste trabalho, temos o objetivo de discutir materiais didáticos elaborados para o ensino de língua adicional a fim de propor algumas orientações para a análise e para a criação de tarefas pedagógicas com base na concepção de uso da linguagem como modo de ação social na modalidade a distância. Para tanto, foram analisadas todas as tarefas das cinco unidades didáticas que constituem o Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI-Português), um curso de Português online para estudantes de universidades Latino Americanas que farão intercâmbio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, no semestre subsequente ao da realização do curso. Ao examinarmos as tarefas que compõem as unidades, enfocamos (a) a adequação das unidades didáticas aos objetivos propostos no curso, (b) a operacionalização dos pressupostos teóricos e (c) a adequação das tarefas à modalidade a distância. Apresentamos exemplos de tarefas que foram consideradas adequadas, parcialmente adequadas e inadequadas e, dessa forma, conferimos concretude aos critérios utilizados para que possam orientar a elaboração de materiais didáticos para cursos online afiliados à concepção adotada.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professora-pesquisadora do Programa de Português para Estrangeiros e coordenadora pedagógica do Projeto CEPI-UFRGS.

Fernanda Cardoso Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Linguística Aplicada pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, professora-pesquisadora do Programa de Português para Estrangeiros e membro da equipe de pesquisa e desenvolvimento do Projeto CEPI-UFRGS.

Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros e coordenadora geral do Projeto CEPI-UFRGS

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Publicado

2013-01-23

Como Citar

Bulla, G. da S., Lemos, F. C., & Schlatter, M. (2013). Análise de material didático para o ensino de línguas adicionais a distância: reflexões e orientações para o design de tarefas pedagógicas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1158

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