https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/issue/feed Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2022-09-21T10:05:56-03:00 Vanessa Borges de Almeida horizontesla@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista Horizontes de Linguística Aplicada, fundada em 2002, publicação semestral mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, tem por objetivo divulgar textos inéditos na área de concentração de ensino e aprendizagem de línguas (LE, L2, língua adicional).</p> https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/42303 Práticas avaliativas em aulas de línguas estrangeiras: articulação didática entre o formativo e o somativo 2022-05-20T11:43:50-03:00 Luciana de Oliveira Alves luoliveiralves@gmail.com Myriam Crestian Chaves da Cunha mycunha@gmail.com <p class="Abstract"><span lang="EN-US">Neste artigo, tratamos das relações entre as funções formativa e somativa da avaliação, na sala de aula de Língua Estrangeira, abordando as práticas avaliativas na perspectiva da Didática das línguas/culturas, que procura articular entre si as diferentes dimensões do ensinar e aprender uma língua. Realizamos uma reflexão teórico-metodológica, fundamentada na literatura sobre avaliação escolar (ALLAL, 2004; GATTI, 2002; FERNANDES, 2005; 2008), e sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (CONSELHO DA EUROPA, 2001; COURTILLON, 2003; DUPLESSIS, 2007), e analisamos uma unidade didática de Francês Língua Estrangeira com o objetivo de mostrar que, quando articuladas, procedimentos formativo e somativo contribuem para a qualidade do ensino e das aprendizagens em língua e para o consequente desenvolvimento da autonomia dos aprendentes. Concluímos que, no ensino e na aprendizagem de línguas, as atividades avaliativas, que se iniciam com o contrato didático e a apreensão dos objetivos didáticos, se fundem às atividades linguageiras, potencializando as aprendizagens cotidianas e articulando-se às atividades somativas e/ou certificativas decorrentes das demandas institucionais.</span></p> 2022-09-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada