
REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

1 

Vigilância do Serviço Nacional de  
Informações (SNI) sobre a imprensa no 
Estado da Paraíba (1979-1984)   
 
The Surveillance of the National Infor-
mation Service (SNI) over the press in the 
State of Paraíba (1979-1984)  
 
 

 https://doi.org/10.26512/rhh.v12i23.56319  
 

 
 
 
 

Paulo Giovani Antonino Nunes 
Universidade Federal da Paraíba  

 https://orcid.org/0009-0000-4194-8066  
 pauloantoninonunes@hotmail.com 

 
 
 
 

https://doi.org/10.26512/rhh.v12i23.56319
https://doi.org/10.26512/rhh.v12i23.56319
https://orcid.org/0009-0000-4194-8066
https://orcid.org/0009-0000-4194-8066
mailto:pauloantoninonunes@hotmail.com


PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

2 

Resumo 
Após a instalação da ditadura militar no Brasil, uma das primeiras medidas de institucio-
nalização do novo governo foi a criação do Serviço Nacional de Informação (SNI). O refe-
rido órgão foi criado formalmente pelo Decreto-Lei nº 4.341, de 13 de junho de 1964, como 
órgão de assessoramento do Executivo, responsável - não perante ao Congresso Nacional -  
mas ao Conselho de Segurança Nacional e ao Presidente da República. Este órgão teve como 
primeiro presidente, seu idealizador, o general Golbery do Couto e Silva. Em 1970, o governo 
militar, visando aperfeiçoar o sistema de informações institui o Sistema Nacional de Infor-
mações (SISNI). Este passou a ser integrado pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), 
pelos “Sistemas Setoriais de Informações dos Ministérios Civis”, pelos “Sistemas Setoriais 
de Informações dos Ministérios Militares”, pelo “Subsistema de Informações Estratégicas 
Militares” (SUSIEM) e por outros órgãos setoriais. O que o SISNI entendia como “Outros 
Órgãos Setoriais de Informações” eram assessorias de informações situadas em importantes 
esferas da administração pública ou em empresas estatais.  Este artigo utiliza o acervo do 
Serviço Nacional de Informações (SNI), Agência Pernambuco, responsável pela vigilância 
nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O presente artigo 
analisa produção de informações feitas ou difundidas pelo Serviço de Nacional de Informa-
ções (SNI) como o apoio de outros órgãos de informações da ditadura militar brasileira, 
sobre as atividades da imprensa  no estado da Paraíba.    
  
Palavras-chave 
História Política; Imprensa; Ditadura Militar; SNI 
 
Abstract 
After the installation of the military dictatorship in Brazil, one of the first institutionaliza-
tion measures of the new government was the creation of the National Information Service 
(SNI). This body was formally created by Decree-Law No. 4,341 of June 13, 1964 as an advi-
sory body to the Executive, responsible not to the National Congress, but to the National 
Security Council and the President of the Republic. This body's first president was its cre-
ator, General Golbery do Couto e Silva. In 1970 the military government, with the aim of 
improving the information system, established the National Information System (SISNI). 
This became integrated by the National Information Service (SNI), the “Sectoral Infor-
mation Systems of Civil Ministries”, the “Sectoral Information Systems of Military Minis-
tries, the “Military Strategic Information Subsystem” (SUSIEM) and other sectoral bodies. 
What SISNI understood as “Other Sectoral Information Bodies” were information offices 
located in important spheres of public administration or in state-owned companies. This 
article makes use of the collection of the National Information Service (SNI), Agência Per-
nambuco, responsible for surveillance in the states of Alagoas, Paraíba, Pernambuco and 
Rio Grande do Norte. This article analyzes the production of information made or dissem-
inated by the National Information Service (SNI) with the support of other information 
bodies of the Brazilian military dictatorship, about press activities in the state of Paraíba. 
 
Keywords 
Political History; Press; Military Dictatorship; “SNI” 

  



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

3 

Introdução 

om o golpe civil-militar de 1964 no Brasil, uma das primeiras medi-
das de institucionalização do novo governo foi a criação do Serviço 
Nacional de Informação (SNI). O referido órgão foi criado formal-

mente pelo Decreto-Lei nº 4.341, de 13 de junho de 1964, como órgão de as-
sessoramento do Executivo responsável perante o Conselho de Segurança 
Nacional e o Presidente da República, mas que não se submetia ao controle 
do Congresso Nacional. Este órgão teve como primeiro presidente, seu idea-
lizador, o general Golbery do Couto e Silva, que “dezessete anos depois de 
tê-lo criado viria a chamá-lo de ‘monstro”.1 Segundo Alves:  

A lei determinava explicitamente que o SNI deveria colaborar com o Conse-
lho de Segurança Nacional em ‘todas as questões afetas à Segurança Nacional’. 
Declarava que seu principal objetivo seria ‘coletar e analisar informações per-
tinentes à Segurança Nacional, à contra-informação e à informação sobre 
questões de subversão interna. Na prática, o SNI tornou-se um poder político 

de facto quase tão importante quanto o do próprio Executivo.2 

 

Este texto pretende analisar a produção de informações feita pelo Serviço 
Nacional de Informações (SNI) referente a órgão da imprensa no estado da 
Paraíba. Para a consecução desse objetivo, tomamos como base fontes pri-
márias impressas, especificamente, os documentos do Fundo SNI – Agência 
Pernambuco, arquivados no acervo do Memorial da Democracia da Paraíba, 
na Casa Fundação José Américo.3 A referida Agência desenvolvia seu traba-
lho nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.  

Os documentos SNI são o que Caroline Silveira Bauer e René E. Gertz cha-
mam de “fontes sensíveis”. Segundo os referidos autores: 

Esses documentos afetam, de forma direta, a sociedade em que foram produ-
zidos e recuperados (Estado, agentes da repressão, vítimas, familiares, orga-
nizações de Direitos Humanos, Forças Armadas), principalmente porque, no 

                                                      
1 GASPARI,  Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 153. 

2 ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). 4. ed. Petrópolis: Vozes, 
1989. p. 72-73.  
3 Estes documentos foram dopositados originalmente no Arquivo Nacional, mas a parte ligada à 
Agência Recife foi disponibilizada para a Comissão da Verdade e Preservação da Memória do Estado 
da Paraíba, e estão hoje, também no referido Arquivo.   

C 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

4 

caso das ditaduras militares, seus protagonistas ainda estão vivos e por cons-
tituírem fatos do passado recente dessas sociedades. Isso traz à tona a discus-
são sobre privacidade e preservação da intimidade das pessoas. Além disso, 
esses arquivos possuem, somado ao valor histórico e judicial, grande valor 
para a definição da memória histórica e para a constituição da identidade4.  

Nesse contexto, pós ditadura civil-militar e após longa luta pela abertura de 
parte dos arquivos da ditadura, “os documentos que compõem os acervos 
provenientes das forças repressivas servem [...] para atividades opostas à sua 
origem – produzidos para coordenar ações repressivas, agora podem ser usa-
dos para compensar vítimas por arbitrariedades e violações de seus direitos”.5 

A imprensa no Brasil diante do golpe civil-militar 
de 1964 e da Ditadura militar  

Segundo Ferreira6, ao contrário das versões disseminadas, a imprensa, pelo 
menos até meados do segundo semestre de 1963, apoiou o governo de João 
Goulart em vários momentos. Só dois órgãos da grande imprensa fizeram 
oposição sistemática ao referido governo: os jornais O Estado de São Paulo e a 
Tribuna de Imprensa.    

De acordo com Ferreira7, o segundo semestre de 1963, empresários da im-
prensa - em resposta ao espaço concedido ao deputado federal Leonel Bri-
zola, na rádio Mayrinck Veiga, entre eles Roberto Marinho, Nascimento 
Brito e João Calmon, representando respectivamente as rádios Globo, Jornal 
do Brasil e Tupi - criaram a “Rede da Democracia”, e passaram a unificar 
seus discursos em defesa das instituições do capitalismo, denunciando o pe-
rigo do comunismo e a política econômica do governo Goulart. Na sequên-
cia, uniformizaram também as mensagens de suas redes de jornais.8 

                                                      
4 BAUER, Caroline Silveira.; GERTZ, René E. Fontes sensíveis na história recente. In. PINSKY,  
Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. (Orga.) In.O historiador e suas fontes.  São Paulo: Contexto, 
2015. p.178.   
5 BAUER, Caroline Silveira.; GERTZ, René E. op. cit. p. 178 
6 FERREIRA,  Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, 
Lucilia de Almeida Neves  (Orgs.) O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 
ao golpe civil-militar de 1964. 9. ed. e amp. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Re-
publicano, vol. 3), p. 413. 
7 FERREIRA,  Jorge. op. cit., 2020.   
8 Para uma visão geral sobre a “Rede da Democracia”, ver. CARVALHO,  Aloysio Castelo. A rede da 
democracia: O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64). Niterói: 
Editora da UFF/Editora NitPress, 2010. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

5 

Segundo Abreu9, foi a partir da Revolta dos Marinheiros, liderada pelo cabo 
Anselmo, em 26 de março de 1964, que os jornais, até então defensores da 
manutenção do regime constitucional, passaram a pedir a intervenção das 
Forças Armadas para o restabelecimento da hierarquia militar. As exceções 
foram os jornais Última Hora e Diário Carioca, que se mantiveram em defesa 
do regime constitucional. 

Entre os jornais que passaram para uma oposição ferrenha a Goulart, pode-
mos destacar o Jornal do Brasil e o Correio da Manhã. O primeiro, em editorial 
de primeira página, afirmou que as Forças Armadas tinham sido “feridas no 
que de mais essencial existe nelas: os fundamentos de autoridade e da hierar-
quia, da disciplina e do respeito às leis militares”.10 De acordo com a referida 
autora, o jornal conclamou o Exército a restabelecer a legalidade e o estado 
de direito e colocou o presidente da República na ilegalidade. Já o jornal 
Correio da Manhã11, segundo Abreu12, que era favorável à manutenção do re-
gime democrático, começou a mudar de opinião após o Comício da Central 
do Brasil, do dia 13 de março de 1964. A partir daí, passou a publicar edito-
riais que foram considerados como sinais para o golpe. No dia 31 de março, 
dia seguinte à fala do presidente João Goulart na festa da posse da nova di-
retoria da Associação dos Sargentos e Suboficiais da Polícia Militar, no Au-
tomóvel Clube, e também dia em que as tropas do general Olímpio Mourão 
Filho se levantaram em Juiz de Fora, Minas Gerais, o jornal publicou o edi-
torial intitulado “Basta”, que teve grande repercussão no país, em que afir-
mou: “A Nação não suporta mais a permanência do Sr. João Goulart à frente 
do governo. Não resta outra saída ao Sr. João Goulart senão a de entregar o 
governo ao seu legítimo sucessor. Só há uma saída a dizer ao Sr. João Goulart: 
Saia”.13        

                                                      
9 ABREU,  Alzira Alves de. A participação da imprensa na queda do Governo Goulart. In: SEMINÁ-
RIO 40 ANOS DO GOLPE DE 1964 (2004: Niterói e Rio de Janeiro). 1964-2004: 40 anos do golpe: 
ditadura militar e resistência no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 
10 Jornal do Brasil, apud ABREU,  Alzira Alves de. op. cit. 2004.  p. 23. 
11 Segundo Abreu, com a consumação do golpe, a repressão a vários segmentos da sociedade e a pro-
mulgação do primeiro Ato Institucional, o jornal Correio da Manhã se distanciou do governo militar 
e passou a denunciar as arbitrariedades cometidas pelo regime, inclusive a prática de tortura em presos 
políticos. No decorrer da ditadura o jornal sofreu várias perseguições e terminou fechando em 1974. 
Sobre sua trajetória, ver. ANDRADE, Jeferson de. Um Jornal assassinado: a última batalha do Correio 
da Manhã. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991. 
12 ABREU,  Alzira Alves de. op. cit. 2004. 
13 Correio da Manhã apud Abreu, Alzira Alves de. op. cit. 2004, p. 24 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

6 

Outro órgão importante da imprensa brasileira que participou ativamente 
do golpe civil-militar de 1964 foi o jornal O Estado de São Paulo. De acordo 
com Abreu:   

A justificativa foi de que Goulart manobrava para se manter no poder e es-
taria interessado em destruir a liberdade no país e interromper o regime de-
mocrático. Diante dessa inversão do quadro político, e com o argumento de 
que, para defender a democracia, era necessário romper as regras democráti-
cas, Ruy Mesquita, um dos proprietários do jornal, integrou um grupo de 

civis e militares que articulou em São Paulo a queda de Goulart.14      

 

O jornal O Globo, da mesma forma que outros órgãos da imprensa brasileira, 
fez um editorial forte em apoio ao golpe civil-militar de 1964, no dia 02 de 
abril do referido ano, já que não circulou no dia primeiro de abril. Diz o 
jornal do empresário Roberto Marinho, no editorial intitulado “Ressurge a 
Democracia”:   

 
Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, in-
dependentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre pro-
blemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. 
Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus 
chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia 
e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em 
arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições. [...] 
Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem 
agradecer aos bravos militares, que os protegeram de seus inimigos. Devemos 
felicitar-nos porque as Forças Armadas, fiéis ao dispositivo constitucional 
que as obriga a defender a Pátria e a garantir os poderes constitucionais, a lei 
e a ordem, não confundiram a sua relevante missão com a servil obediência 
ao Chefe de apenas um daqueles poderes, o Executivo. 
As Forças Armadas, diz o Art. 176 da Carta Magna, “são instituições perma-
nentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade 
do Presidente da República E DENTRO DOS LIMITES DA LEI.” 
No momento em que o Sr. João Goulart ignorou a hierarquia e desprezou a 
disciplina de um dos ramos das Forças Armadas, a Marinha de Guerra, saiu 
dos limites da lei, perdendo, consequentemente, o direito a ser considerado 
como um símbolo da legalidade, assim como as condições indispensáveis à 
Chefia da Nação e ao Comando das corporações militares. Sua presença e 
suas palavras na reunião realizada no Automóvel Clube vincularam-no, defi-
nitivamente, aos adversários da democracia e da lei. 

                                                      
14 Abreu, Alzira Alves de. op. cit. 2004, p. 24 
 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

7 

Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqüilidade e progresso, impos-
sibilitados, nos últimos tempo, pela ação subversiva orientada pelo Palácio 
do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação 
na integridade de seus direitos, livrando-os do amargo fim que estava reser-
vado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal.  
Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores 
conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado 
das manobras presidenciais. Aliaram os mais ilustres líderes políticos, os mais 
respeitados Governadores, com o mesmo intuito redentor que animou as For-
ças Armadas. Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo. 
A esses líderes civis devemos, igualmente, externar a gratidão de nosso povo. 
Mas, por isto que nacional, na mais ampla acepção da palavra, o movimento 
vitorioso não pertence a ninguém. É da Pátria, do Povo e do Regime. Não foi 
contra qualquer reivindicação popular, contra qualquer idéia que, enqua-
drada dentro do princípio constitucional, objetive o bem do povo e o pro-
gresso do País.  [...]  
Confiamos em que o Congresso votará, rapidamente, as medidas reclamadas 
para que se inicie no Brasil uma época de justiça e harmonia social. Mais uma 
vez, o povo brasileiro foi socorrido pela Providência Divina, que lhe permitiu 
superar a grave crise, sem maiores sofrimentos e luto. Sejamos dignos de tão 

grande favor.15 

 

Aqui se percebe a postura do jornal O Globo, justificando o golpe pela suposta 
ameaça comunista, quebra de hierarquia nas forças armadas devido a postura 
do presidente Goulart diante dos movimentos de militares de baixa patente 
e também afirmando que a decisão de afastar o governo constitucional en-
volveu várias segmentos da população e não foi contra qualquer reividincica-
ção popular. No entanto, empresa jornalística toma uma posição de classe 
contra os interesses de forças sociais organizadas que lutavam por reformas 
e inclussão social e de ruptura da ordem democrática. A postura do grupo 
Globo, jornal, rádios e posteriormente a rede de televisão foi de apoio aos 
vinte e anos que se seguiram de ditadura.    

Segundo Pilagallo16, após o golpe civil-militar, os jornais que conspiraram 
contra Goulart ou que apenas apoiaram o golpe reagiram com euforia à ins-
talação do novo regime. A maioria aclamou a vitória por meio de editoriais 
que saudavam a vitória sobre a radicalização populista.  

                                                      
15 O Globo, 02/04/1964. 
16 PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. Pedro I a Dilma. 
São Paulo: Três Estrelas, 2012. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

8 

No entanto, de acordo com Pilagallo17, o dono dos Diários Associados, Assis 
Chateaubriand, foi além de demonstrar satisfação pelo afastamento do pre-
sidente constitucional, João Goulart. Nos primeiros meses após o golpe, os 
poucos reparos que ele fazia aos rumos do novo governo era cobrar mais au-
toritarismo, do que o então vigente. Inicialmente, fez apologia a Castelo 
Branco, o presidente eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional para 
terminar o mandato de Goulart, a quem chegou a comparar ao presidente 
francês, Charles De Gaule, líder da Resistência francesa na Segunda Guerra 
Mundial. Depois, por questões ligadas ao processo de criação da Rede Globo 
de Televisão, que viria a ser a grande concorrente de sua TV Tupi, rompeu 
com Castelo Branco, mas continuou apoiando a ditadura. Envolveu sua rede 
de comunicação no apoio à candidatura do general Arthur da Costa e Silva, 
na sucessão a Castelo Branco. Quando ele morreu, em abril de 1968, seu im-
pério de comunicação já passava por grandes dificuldades. 

De acordo com Pilagallo18, outro grupo paulista de comunicação, a Folha, 
teve uma trajetória diferente dos Diários Associados. Sob o regime militar, 
a empresa se consolidaria, primeiro em termos econômicos e mais tarde edi-
torialmente. Apesar de críticas pontuais, de modo geral o grupo Folha apoiou 
a ditadura militar e cresceu na nova ordem. Segundo Pilagallo: 

Em pouco tempo, o grupo já poderia ser descrito como um pequeno conglo-
merado jornalísitico. Entre 1965 e 1968, Frias e Caldeira compraram dois jor-
nais – Notícias Populares e Última Hora -, criaram outros dois – Cidade de Santos 

e Folha da Tarde19 -, adquiriram parte de uma emissora de televisão – a TV 
Excelsior -, assumiram a Fundação Cásper Líbero e investiram na mais mo-

derna tecnologia de impressão, o offset.20  

  

Em 1967, buscando concorrer com o Jornal da Tarde, ligado ao Grupo Estado, 
que tinha uma boa aceitação no meio estudantil, os dirigentes do Grupo Fo-
lha, recriaram o jornal Folha da Tarde, e contrataram para dirigi-lo o jorna-
lista Jorge Miranda Jordão, que tinha repúdio a ditadura. Este montou uma 

                                                      
17 PILAGALLO, Oscar. op. cit.  2012. 
18 PILAGALLO, Oscar. op. cit.  2012.  
19 Sobre o jornal Folha da Tarde, e a contribuição dele com a ditadura, inclusive com a formação de 
uma redação ligada aos orgãos de repressão, ver. KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e 
censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo, 2004.  
20 PILAGALLO, Oscar. op. cit.  2012. p. 178.  



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

9 

redação de esquerda, com diversos jornalistas ligados a organizações clandes-
tinas. Foram contratados Luiz Robert Clauset e sua mulher, Rose Nogueira, 
que integravam a equipe de apoio da Aliança Libertadora Nacional (ALN). 
Também foi contratado o frade dominicano Frei Beto, vinculado ao líder da 
ALN, Carlos Marighella, este começou como repórter responsável pela co-
bertura do movimento estudantil, depois foi promovido a chefe de reporta-
gem.21  

Esta fase do jornal Folha da Tarde terminou com decretação do AI-5 em de-
zembro de 1968. Segundo Pilagallo: 

A redação de esquerda seria desmontada no início do ano seguinte. Em ja-
neiro de 1969, Frei Beto cai na clandestinidade; em maio, Miranda Jordão, 
que se tornara peça importante no esquema de apoio a Marighella, e já fora 
do jornal, é demitido da empresa; e, em 4 de novembro, no mesmo dia em 
que o líder da AL morrre numa emboscada, Rose Nogueira é detida. Todo o 
grupo da organização subversiva que trabalhava na Folha da Tarde acaba 

sendo presa.22  

  

De acordo com Pilagallo23 em reação a esse período de domínio da esquerda 
armada em seus jornais, a empresa promove uma guinada ideológica na Folha 
da Tarde, colocando-a sob a direção de jornalistas ligados a polícia. Passou a 
comandar o jornal Antônio Aggio Jr., oriundo de outro jornal do Grupo, o 
Cidade de Santos. Durante todo período em que editou o Cidade de Santos e a 
Folha da Tarde, Aggio recebeu salário também do aparelho policial do Es-
tado.24                            

De forma geral, a maior parte da imprensa brasileira apoiou a ditadura mi-
litar, mas alguns conflitos passaram a existir, entre esta e alguns órgãos de 
imprensa, com a implantação da censura25, principalmente depois do Ato 

                                                      
21 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 201-202. 
22 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 204.  
23 PILAGALLO, Oscar. op. cit.  2012. 
24 De acordo com Pilagallo vários policiais compuseram a redação do jornal, o chefe de reportagem, 
Carlos Dias Torres, era investigador de policia. O editor internacional, Carlos Antônio Guimarães 
Sequeira, trabalhava como delegado e agente do Dops. Um repórter, Edson Corrêa, tinha patente de 
major da Polícia Militar. O delegado Antonio Bim também esteve por algum tempo no jornal. Além 
deles, Horley Antônio Destro circulava na redação com uma pistola automática.  

25 Não é nosso objetivo neste artigo fazer uma discussão ampla sobre a censura a imprensa no Brasil 
no período da ditadura militar, mas apenas discutir alguns exemplos para destacar as contradições 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

10 

Institucional nº 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, e o Decreto-Lei 1.077 
de 26 de janeiro de 1970 que institucionalizou a censura prévia.26   

Mas nem todos os jornais e revistas ficariam submetidos à censura prévia. De 
acordo com Pilagallo: 

A maioria, ao acatar as ordens dos censores enviadas por telefone ou por te-
lex, deixava de abordar os temas proibidos, sofrendo uma ‘censura branca’, 
como se dizia, ou praticando uma espécie de autocensura. Da grande im-
prensa paulista só O Estado, o Jornal da Tarde e a Veja não aceitaram a impo-
sição e foram submetidos à censura prévia, que atingiu também os tabloides 

alternativos.27  

 

Para sinalizar que estava sob censura, O Estado de São Paulo passa a publicar 
versos de Os lusíadas, de Luís de Camões,  no lugar de notícias vetadas. No 
Jornal da Tarde as páginas de política são entremeadas com receitas culinárias. 
Os dois jornais estiveram sob censura até 3 de janeiro de 1975, véspera dos 
cem anos do Estado.28 De acordo com o referido autor, “O enfrentamento da 
censura causou problemas ao Estado e ao Jornal da Tarde, mas também em-
prestou pretígio e reconhecimento aos dois veículos”.29  

Na grande imprensa, a publicação submetida à censura com mais rigor e por 
mais tempo foi a revista Veja. Com três meses de vida, em 13 de dezembro de 
1968, um coronel se dirigiu ao prédio da Editora Abril e informou a Roberto 
Civita que estava lá para censurar a revista. Quanto a censura prévia, ela es-
teve em vigor com relação a Veja de maio de 1974 até 3 de junho de 1976, 
quatro meses depois do editor, o jornalista Mino Carta se demitir em decor-
rência de pressão do governo.30 Ela não foi a única publicação da Editora 

                                                      
entre imprensa e ditadura no Brasil nesta conjuntura. Para uma discussão mais ampla sobre a censura 
a imprensa no Brasil nesta época. Ver.  AQUINO,  Maria Aparecida de. Censura, imprensa, Estado 
Autoritário (1968-1978): o exercício cotidiano da dominação e da resistência: O Estado de São Paulo 
e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.; SMITH, Anne-Marie. Um acordo forçado: O consentimento da 
imprensa à censura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. 
26 Segundo Pilagallo, a história da censura à imprensa na ditadura começou em 1966, com o Ato Ins-
titucional nº 2 (AI-2) que dobrou para dois anos a prescrição da ação penal relativa a delitos da im-
prensa. Em fevereiro de 1967, a Lei de Imprensa deu poder ao ministro da Justiça para determinar a 
apreensão de qualquer impresso que veiculasse incitamento à subversão da ordem pública e social.  
27 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 178. 
28 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 182-183. 
29 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 182.  
30 Para mais detalhes sobre a revista Veja, ver. ALMEIDA, Maria Fernanda Lopes. Veja sob censura 
(1968-1976). São Paulo: Jaboticaba, 2009. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

11 

Abril a ter problemas com a censura, a revista Realidade, lançada em abril de 
1966 também não teve sossego.31  

Ainda de acordo com Pilagallo32, fora de São Paulo, o jornal Correio da Ma-
nhã, do Rio de Janeiro, também enfrentou a censura prévia. E, com a im-
prensa tradicional entre acuada e amordaçada, começou a florescer no país, 
sobretudo a partir dos anos 1970, uma imprensa alternativa. Segundo Ku-
cinski:  

Durante os quinze anos da ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1980, nas-
ceram  e morreram cerca de 150 períodicos que tinham como traço comum a 
oposição intransigente ao regime militar. Ficaram conhecido como imprensa 

alternativa ou imprensa nanica.33  

  

Entre os chamados alternativos, geralmente ligados a organizações de es-
querda clandestina, muitos tiveram destaques no enfrentamento à ditadura. 
Entre eles podemos destacar o Opinião, O Movimento, o Em Tempo, o Pasquim, 
etc. Além da censura e da repressão que estes jornais ditos alternativos sofria  
dos órgãos oficiais, a partir de 1977, grupos de extrema direita passaram a 
lançar bombas incendiárias em bancas de jornais que vendiam estes jornais, 
prática que se acentuou no ano de 1980. Mas segundo Pilagallo34 não foram 
as bombas as principais responsáveis pelo fim ao ciclo dos “alternativos”, mas 
uma conjunção de outros fatores:  

Em primeiro lugar, o triunfo da estratégia da abertura política restringiu a 
relevância de um jornalismo de resistência, sobretudo depois da anistia de 
1979. Em segundo, vários dos jornais que haviam experimentado o auge em 
meados da década enfraqueceram-se com sucessivos “rachas”. Em terceiro, as 
publicações, que haviam nascido como frentes jornalísiticas de esquerda, mu-
daram de natureza, passando a ser porta-vozes de partidos, como o Partido 
dos Trabalhadores (PT), legalizado a partir de dezembro de 1975, com a lei 
que extinguiu o bipartidarismo. Finalmente, a grande imprensa incorporou o 
que havia de melhor nos nanicos diluindo a experiência radical em termos 
editoriais, mas dando-lhe uma inédita sustentação empresarial. Foi assim que 

                                                      
31 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 184-186. 
32 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004.  
33 KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa. São Paulo: 
Scritta Editorial, 1991. p. XIII.  
34 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004.  
  



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

12 

surgiram o “Folhetim”, caderno cultural da Folha, e mais tarde, Isto É e o Jornal 

da República.35  

Com esta descrição, podemos verificar a relação tensa entre a imprensa bra-
sileira e o golpe civil-militar e a própria ditadura instalada. Grande parte da 
imprensa apoiou o golpe, depois, parte dela, passou a fazer oposição dentro 
limites permitidos pela ditadura, outros continuaram apoiando até o fim e 
praticamente todos os órgãos viveram uma relação de contradições, as vezes 
apoiando, outras sofrendo censura e também tentando aproveitar as brechas 
permitidas pelo regime para fazer alguma crítica ao mesmo. O contexto per-
mitiu o surgimento da chamada imprensa alternativa, essa sim de oposição e 
sempre vítima de censura e repressão.        

 

Criação do Serviço Nacional de Informações 
(SNI) e do Sistema Nacional de Informações 
(SISNI)     

Segundo Figueiredo36, um mês após o golpe civil-militar, o novo governo en-
via para o Congresso Nacional o projeto de lei nº 1.968,  visando criar um 
novo serviço de informação, o Serviço Nacional de Informação (SNI).37 De 
acordo com Antunes:  

A lei que criara o SNI foi aprovada em 13 de junho de 1964. O Serviço Naci-
onal de Informações (SNI) foi instituído como órgão diretamente subordi-
nado à Presidência da República e operaria em proveito do presidente e do 
Conselho de Segurança Nacional. De acordo com esta lei, o SNI tinha a res-
ponsabilidade de superintender e coordenar as atividades de informação e 
contra-informação no país, em particular as que interessassem à Segurança 

Nacional.38 
 

                                                      
35 PILAGALLO, Oscar. op. cit. 2004, p. 223. 
36 FIGUEIREDO,  Lucas. Ministério do Silêncio: a história do serviço secreto brasileiro de Washing-
ton Luís a Lula (1927-2005). Rio de Janeiro: Record, 2005. 
37 Antes do SNI ser criado, existiu no Brasil outro serviço secreto, o Serviço Federal de Informações e 
Contra-informação (Sfici), criado em 1946 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, mas implementado, 
de fato, durante o governo do presidente de Juscelino Kubitschek, em 1956.  
38 ANTUNES, Priscila Carlos Brandão. SNI & ABIN: uma leitura da atuação dos Serviços Secretos 
brasileiros ao longo do século XX. Rio de Janeiro: FGV, 2001. p. 52. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

13 

Em sua estrutura orgânica o Serviço era composto pelo Gabinete do Minis-
tro-Chefe e Agência Central e as doze Agências Regionais39 com sede em 
estados considerados importantes para a Segurança Nacional.  

A Agência Central era a responsável pelo processo de triagem da grande 
massa de informações que eram recolhidas pelo SNI. De acordo com o decreto 
55.194, compreendia uma Chefia, uma Seção de Informações Estratégicas, 
uma Seção de Segurança Interna, uma Seção de Operações Especiais. À Seção 
de Informações Estratégicas cabia planejar a pesquisa e a busca de dados que 
lhe fossem determinados, bem como reunir, processar e atualizar os dados 
colhidos e os estudos realizados. À Seção de Operações Especiais cabia reali-
zar a busca especializada de informes e participar do planejamento de opera-
ções a serem realizados com outras agências. E, por fim, à Seção de Segurança 
Interna cabia identificar e avaliar os antagonismos existentes ou em poten-
cial, que pudessem afetar à segurança nacional e realizar a análise e a ade-
quada disseminação dos estudos realizados. [...]. Com a diferença de ter um 
número de efetivos bem menor do que a Agência Central, as Agências Regi-
onais também eram divididas desta mesma forma. Seus efetivos, de acordo 
com a grande parte dos depoentes, foram inicialmente na área militar, tanto 
da ativa quanto da reserva e a força que tinha maior presença era o Exército. 
Alguns civis também foram inicialmente contratados, mas normalmente 

para desenvolver atividades específicas, como escrivães etc.40  

Segundo Fico41, quando se tem contato com o pensamento da comunidade 
de informações, a primeira reação é o riso. Pois, na produção dos documentos 
dos órgãos, a preocupação com a força do “inimigo” parece excessiva e o jar-
gão dos militares envolvidos emprestam aos documentos um tom grandilo-
quente e tecnicista de algum modo incompatível com real dimensão do pro-
blema. Por fim, de acordo com o referido autor, o tratamento ideológico é 
de tal forma precário, que soa como o mais elementar “falseamento da reali-
dade”.  

Mas, Fico, alerta que, para além do caráter grotesco,  

ao longo dos anos, o Serviço Nacional de Informações (SNI) constituiu-se em 
fonte bastante profissional de informações para os generais-presidentes, per-
manecendo quase sempre nos níveis subalternos as avaliações equivocadas, 
filtradas que eram, naturalmente, pelos escalões superiores e mais habilita-
dos. Desse modo, a comunidade de informações gerou situações muito sérias, 

                                                      
39 Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio 
Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.  
40 ANTUNES, Priscila Carlos Brandão. op. cit. 2004, p. 53-54. 
41 FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia polí-
tica. Rio de Janeiro: Record, 2001. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

14 

com consequências gravíssimas para a sociedade brasileira. É necessário, por-
tanto, compreendê-lo em profundidade, pois o folclore sobre as ‘trapalhadas’ 

pode ocultar a verdadeira dimensão do problema.42      

Em 1970, o governo militar, visando aperfeiçoar o sistema de informações, 
institui o Sistema Nacional de Informações (SISNI). Este passou a ser inte-
grado pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), pelos “Sistemas Setoriais 
de Informações dos Ministérios Civis”, pelos “Sistemas Setoriais de Informa-
ções dos Ministérios Militares”, pelo “Subsistema de Informações Estratégi-
cas Militares” (SUSIEM) e por outros órgãos setoriais. De acordo com Fico:  

O SNI era o órgão central do SISNI. Seu chefe tinha status de ministro de 
Estado e assessorava diretamente o presidente da República. Competia-lhe 
superintender e coordenar as atividades de informações em todo o território 
nacional. Paulatinamente, o Serviço foi buscando recolher informações tam-

bém no exterior, sobretudo em relação aos países da América Latina.43  

 Os “Sistemas Setoriais de Informações dos Ministérios Civis” eram consti-
tuídos pelos órgãos de informações dos respectivos ministérios e das autar-
quias, fundações e empresas estatais vinculadas. O órgão central de informa-
ções de um ministério civil era a sua “Divisão de Segurança e Informações”.  

O papel das DSIs era assessorar os titulares dos ministérios no processo de 
tomada de decisão e em questões de segurança. Mas elas funcionavam sob um 
duplo comando: eram subordinadas ao ministro respectivo, nominalmente 
seu chefe, porém, ao mesmo tempo, eram coordenadas pelo CSN até 1970, e 
a partir daí pelo SNI. Os diretores das DSIs em geral eram oficiais superiores 
reformados das Forças Armadas – coronéis ou generais do Exército, brigadei-

ros da Aeronáutica.44    

Em cada órgão importante de administração pública existia uma “Assessoria 
de Segurança e Informações” (ASI), em alguns casos, também chamada de 
“Assessoria Especial de Segurança e Informações” (AESI).45 

                                                      
42 FICO, Carlos. op. cit. 2001. p. 74-75. 
43 FICO, Carlos. op. cit. , 2001. p. 81. 
44 MOTTA,  Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e mo-
dernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 193-194. 
45 Essas agências foram denominadas incialmente Assessorias Especiais de Segurança e Informações 
(Aesis), porém, após nova reformulação do sistema, em 1975, a denominação oficial passou a ser ASI. 
Ver.  MOTTA,  Rodrigo Patto Sá. op. cit. 2014. p. 195. Para uma relação completa dos órgãos das três 
Forças e da montagem de todo sistema de espionagem e repressão. ver. FICO, Carlos. Como eles agiam: 
os subterrâeos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.; AN-
TUNES, Priscila Carlos Brandão. SNI & ABIN: uma leitura da atuação dos Serviços Secretos brasilei-
ros ao longo do século XX. Rio de Janeiro: FGV, 2001; FIGUEIREDO,  Lucas. Ministério do Silêncio: 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

15 

Os “Sistemas Setoriais de Informações dos Ministérios Militares” eram espe-
cíficos das Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. No âmbito do 
sistema da Marinha, o principal órgão era o Centro de Informações da Ma-
rinha (CENIMAR); no Exército, o Centro de Informação do Exército (CIE), 
e na Aeronáutica, o Centro de Informações de Segurança Aeronáutica 
(CISA). Segundo Fico:  

Os órgãos militares de informações também realizavam operações de segu-
rança, isto é, eram ‘executantes’, podendo ser caracterizados como ‘órgãos 
mistos’, de informações e de segurança. Diferentemente das DSI e, em boa 
medida, do próprio SNI, o CIE, o CENIMAR e o CISA também patrocina-
vam ‘operações’, ou seja, saíam à rua para prender pessoas que seriam inter-
rogadas, sendo conhecidos diversos relatos de presos políticos torturados por 

agentes desses órgãos.46          

De fato, como podemos ver, a ditadura militar brasileira montou e sistema 
de informações poderoso, que principalmente a partir das modificações fei-
tas em 1970, com a criação do  Sistema Nacional de Informações transfor-
mou-se num “monstro” que vigiava toda sociedade civil brasileira, inclusive 
políticos civil vinculadas organicamente a ditadura. Se esse órgão não parti-
cipava diretamente da repressão, com prisões e torturas alimentava a polícia 
política com informações que levava a estas práticas.     

 

A Imprensa do Estado da Paraíba e a vigilância dos 
órgãos de informação da Ditadura Militar  
No momento do golpe civil-militar de 1964, os principais jornais impressos 
no estado da Paraíba eram os jornais A União, O Norte e o Correio da Paraíba, 
estabelecidos na capital do estado, João Pessoa, e o Diário da Borborema e o 
Jornal da Paraíba na cidade de Campina Grande.  

A União, jornal fundado em 2 de fevereiro de 1893, pelo Presidente da Pro-
víncia Álvaro Machado, já nasceu como jornal oficial do Estado. Segundo 
Araújo47, que analisou 26 editoriais do referido jornal no mês de março de 
1982: 

                                                      
a história do serviço secreto brasileiro de Washington Luís a Lula (1927-2005). Rio de Janeiro: Record, 
2005. 
46 FICO, Carlos. op. cit. 2004, p. 92. 
47 ARAÚJO,  Fátima. História e ideologia da imprensa paraibana. João Pessoa: A União, 1983. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

16 

A União reproduz única e exclusivamente a ideologia dominante, em assuntos 
que variam entre Política – os atos do governo e os deslizes cometidos pelos 
partidos oposicionistas, visitas de autoridades à Paraíba, mensagens de espe-

ranças dirigidas ao povo e apologia a homens e obras públicas.48  

Como os governadores do estado da Paraíba que controlavam o jornal foram 
todos aliados da ditadura militar, o referido jornal sempre foi favorável e 
apologista do regime.  

O jornal O Norte foi fundado em 7 de maio de 1908 pelos irmãos Oscar e 
Orris Eugênio Soares. Em 1954 o jornal foi incorporado aos Diários Associa-
dos de Assis Chateubriand. A partir de 1964, passou a seguir a linha editorial 
desse conglomerado de comunicação, em apoio à ditadura militar. Segundo 
Araújo: 

A ideologia do jornal O Norte é a dominante, com requintes, muitas vezes, de 
oficialidade, devido ao conservadorismo que apresenta em alguns editoriais. 
Através de muitas dessas peças opinativas, a linha do jornal apresenta-se am-
bígua, não conseguindo o leitor identificar, com facilidade, o posicionamento 
do órgão. Como exemplo, os editoriais que começam elogiando o governo, ou 

o sistema, acabando por apontar algumas falhas.49  

  

O jornal Correio da Paraíba foi fundado no dia 05 de agosto de 1953, pelo 
futuro deputado federal Teotônio Neto.50 No final de 1979 ele foi adquirido 
pelo grupo Adalberto Barreto e José Fernandes Neto. No início dos anos de 
1980 o jornal passou a pertencer aos empresários Paulo Brandão Cavalcanti 
Filho e Roberto Cavalcanti Ribeiro. Segundo Araújo, “A ideologia do COR-
REIO DA PARAÍBA é um pouco eclética”.51    

O jornal Diário da Borborema, da cidade de Campina Grande, no interior do 
estado da Paraíba, foi fundado no dia 2 de outubro de 1957 pertencente ao 
grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. É uma espécie de ir-
mão gêmeo do jornal O Norte, da cidade de João Pessoa. Mas, segundo Araújo: 

                                                      
48 ARAÚJO,  Fátima. op. cit. 1983. p. 113. 
49 ARAÚJO,  Fátima. op. cit. 2004, p. 119. 
50 Ele elegeu-se deputado federal pelo estado da Paraíba em 1962, pela legenda do Partido Social De-
mocrático (PSD) e posteriormente, em 1966, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). 
51 ARAÚJO,  Fátima. op. cit. 2004, p. 125. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

17 

Apesar das afinidades a nível de empresa, o DIÁRIO DA BORBOREMA 
rege-se por uma linha bem mais aberta que a do jornal da mesma cadeia, se-
diado na capital, fazendo em seus editoriais, quando necessário, críticas fer-

renhas aos descasos das autoridades, com relação a Campina Grande.52           
        

Também em Campina Grande circulava outro jornal diário, O Jornal da Pa-
raíba, fundado em 5 de setembro de 1971, pelo grupo Admar Borges da Costa 
Santos, Josusmá Viana e Maurício Almeida. Posteriormente ficou sob a di-
reção do empresário José Carlos da Silva Júnior.    

No ano de 1973 surgiu mais um jornal em João Pessoa, O Momento, um sema-
nário lançado no dia 31 de dezembro de 1973, fundado pelo jornalista Jório 
Machado, preso e torturado durante a ditadura militar.53 Para concretizar a 
fundação do jornal, colocou como diretor, por um semestre, o deputado es-
tadual arenenista Jonas Leite Chaves, seu amigo pessoal. Segundo Araújo, 
“sua ideologia é de oposição às autoridades constituídas, criticando os atos 
do Governo com certa mordicidade, numa linha de ataque”.54   Nos anos de 
1980 foi lançado mais um jornal em Campina Grande, o Gazeta do Sertão, 
lançado no dia 25 de maio de 1981, por Edvaldo do Ó.  

No momento do pós golpe civil-militar de 1964, também na imprensa parai-
bana,  vários colunistas justificam o golpe e externam seu apoio ao mesmo. 
O colunista Antônio de Barroso Pontes, do jornal O Norte, pertencente aos 
Diários Associados de Assis Chateubriand, que vinha procurando desestabi-
lizar o governo Goulart em nível nacional a partir de todo seu conglomerado, 
justifica o golpe devido ao clima de baderna que havia sido implantado por 
Jango. 

João Goulart, dentro de pouco tempo, conseguiu o que nenhum político con-
seguira jamais no Brasil, corromper, agitar e por fim desmoralizar inclusive 
as Forças Armadas do país, que por sinal suportaram muito ao ponto de re-
ceberem críticas de parte da opinião pública desenganada com a regulariza-

ção da ordem e da tranquilidade.55  

                                                      
52 ARAÚJO,  Fátima. op. cit. 2004, p. 135. 
53 Sobre a prisão e repressão sofrida pelo jornalista Jório Machado durante a ditadura militar, ver. 
MACHADO, Jório. 1964: a opressão dos quartéis. João Pessoa: O Combate, 1991. 
54 ARAÚJO,  Fátima. op. cit. 2004, p. 130. 
55 O Norte, 05/04/1964.  



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

18 

Alguns dias depois, o referido colunista congratula-se com os líderes milita-
res da Revolução que, segundo ele, restauraram a normalidade do país, não 
deixando os “Arrais, Brizolas e Juliões” atacarem a população democrata. 

Em vez daquela Revolução dos Arrais, dos Brizolas, dos Juliões, em que o 
povo democrata estava destinado a sucumbir e os líderes iriam para o ‘pare-
don’, os proprietários rurais picados a golpes de foice, tivemos graças a Deus 
que é brasileiro como já se disse, uma das mais providenciais revoluções do 

mundo.56 

O jornal Correio da Paraíba também publica matéria, assinada por Agrimar 
Montenegro, enaltecendo o golpe civil-militar.   

Agora podemos dizer que Deus é brasileiro de fato. Por um verdadeiro mila-
gre, com as graças do Altíssimo e a intervenção rápida e enérgica das nossas 
Fôrças Armadas, não tivemos em nosso país uma autêntica revolução comu-
nista, com massacres, fuzilamentos, roubos e de consequências imprevisíveis. 
Com apenas 24 horas de antecipação, o Exército de Caxias, sob o comando 
de seus bravos generais, liderou uma revolução democrática, sem derrama-
mento de sangue, conseguindo libertar o Brasil dos impatriotas. Não estamos 
escrevendo demagogia, pois os falsos profetas, depois de desmascarados, é que 
estão confessando a trama sinistra, sendo que a imprensa tem divulgado ape-
nas alguns fatos, ficando o grosso e inacreditável, mas verdadeiro, para depois 

de concluídos todos os interrogatórios.57 

Durante quase toda a ditadura militar a imprensa paraibana apoiou ou foi 
conivente com a ditadura, uns por convicção, outros devido à situação de 
censura e repressão à imprensa. Só no período da abertura “lenta, gradual e 
segura”, iniciada no governo de Ernesto Geisel e seguida no de João Baptista 
Figueiredo, parte da imprensa passou a fazer críticas pontuais à ditadura. 
Mas mesmo mantendo essa postura branda, foi constantemente vigiada pelos 
órgãos de informação. Tanto os jornais impressos como as rádios existentes 
no estado.  

Uma das linhas de investigação dos órgãos de informações da ditadura mili-
tar sobre a imprensa era tentar identificar a linha de atuação da mesma no 
que se refere ao referido regime. Sobre o jornal O Norte, um relatário do SNI, 
Agência Recife, constata que este jornal vinha tendo um caráter “agressivo” 
e contrário ao governo e ao regime, no entanto, a partir de 15 de março de 

                                                      
56 O Norte, 16/05/1964. 
57Correio da Paraíba, 10/04/1964. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

19 

1979 passa a ter uma postura mais amena sem deixar de manter um compor-
tamento de oposição. Isso teria se dado devido a contatos com o executivo 
estadual.  

1. Durante bastante tempo, o jornal "O NORTE", pertencente aos "DIÁRIOS 
ASSOCIADOS" e principal veículo de imprensa do Estado da PARAÍBA, 
manteve uma linha de contestação ao Governo Federal e ao regime vigente 
no País bem como às administrações Estadual e municipal que se identifica-
vam com o Governo da República. 

2. Alega-se que a abertura da linha editorial do referido órgão de imprensa 
surgiu como imposição de sobrevivência financeira da empresa, pois não 
tendo matéria dos órgãos governamentais e empresas estatais, pouco lhe res-
tava como alternativa para angariar meios de venda de espaço e matérias pa-
gas, permitindo, em decorrência desse fato, o aparecimento em seu corpo re-
dacional e editorial de elementos que se identificam como possuidores de 
idéias contrárias ao regime vigente, motivo por que o referido jornal vinha se 
destacando um dos jornais da cadeia dos "DIÁRIOS ASSOCIADOS" em 
manter uma sistemática linha de contestação sem vínculo mais profundo com 
a direção geral daquela empresa. 

3. A partir de 15 Mar 79, entretanto, o jornal "O NORTE" passou  a adotar 
uma linha de atuação mais amena, sem muita agressividade, em relação ao 
Governo e ao regime sem, contudo, deixar de manter um comportamento de 
oposição. Em termos de Estado, face à habilidade do Chefe do Executivo pa-
raibano, desapareceu praticamente a linha contestatória e de oposição até 

então reinante. Critica construtivamente.58 

 

Neste Informe nota-se que os órgãos de informações vinham monitorando o 
jornal O Norte a algum tempo, pois conseguem perceber mudanças na linha 
editorial do referido jornal quanto a sua posição frente a ditadura militar e 
ao próprio governo do estado da Paraíba aliado desta. Esta possibilidade de 
crítica ao jornal só foi possível com a chamada abertura política e o fim da 
censura prévia a imprensa no Brasil. O jornal ligado ao grupo editoral Diá-
rios Associados que sempre apoiou o regime teria passado para essa postura 
mais crítica devido necessidades de sobrevivência, mas a habilidade do exe-
cutivo estadual, provalmente através de apoio publicitário teria feito que ele 
adotasse uma atitude mais amena.          

No ano de 1981, a Agência Recife do SNI produziu um documento fazendo 
uma avaliação da situação da área de comunicação nos estados cobertos pela 

                                                      
58 ARE_ACE_405_79. Fundo SNI – Agência Recife. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

20 

referida Agência. Quanto ao estado da Paraíba, reafirma a mudança de po-
sição do jornal O Norte, de apoio ao governo e destaca a oposição do jornal 
O Momento. Nos pontos seguintes retrata grupos de pressão que estimulam 
matérias de seu interesse, o relacionamento das autoridades com as comuni-
dades de informação e a articulação do campo político com os meios de co-
municação   

1. Comportamento dos órgãos de comunicação social na área, quanto a sua 
força ideológica. 4.8.1. [...]  

- Em JOÃO PESSOA, o jornal "O NORTE" adota uma linha de atuação 
amena, sem muita agressividade, em relação ao Governo e ao regime, con-
tudo, sem deixar de manter um comportamento oposicionista. Quanto aos 
demais órgãos de imprensa do estado, os mesmos são coerentes com o Go-
verno e com o regime, exceto, o jornal "O MOMENTO", que adota uma linha 
de franca contestação 

2. Identificação da presença de grupos e de pressão, "Patrulha Ideológica", ve-
tando ou estimulando a publicação de matérias de seu interesse - 4.d.3. [...] 

3. Relacionamento das autoridades com o órgão de comunicação social - 4.d.3. 

É considerado bom, de um modo geral, o relacionamento das autoridades 
municipais, estaduais e federais da área, com os órgãos de comunicação social 
locais. 

4. receptividade à política governamental, expressa em termos editoriais e de 
outros pronunciamentos - 4.6.4.  

Não têm sido observadas, de um modo geral, ações desenvolvidas com o ob-
jetivo precípuo de influenciar a opinião pública a uma posição e antagonismo 
perante o Governo Federal. O que existe é a exploração do tema abordando 
"a incapacidade do Governo de conter a alta vertiginosa do custo de vida, o 
aumento da criminalidade" e solicitando ' um maior empenho das autorida-

des federais nos programas destinados ao Nordeste.59  

  

No documento citado acima, percebe-se que os órgãos de informações con-
sideram positiva a postura dos meios de comunicação do estado Paraíba com 
as autoridadades constituídas, tanto em nível federal, estadual e municipal. 
Apenas o jornal O Norte continua com uma oposição moderada e o jornal O 
Momento faz uma oposição densa, os demais mantém relações amistosas com 
o regime militar.  

                                                      
59 ARE_ACE_1583_81. Fundo SNI – Agência Recife. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

21 

Um documento produzido pela Agência Central do SNI, em abril de 1981, 
relaciona 62 jornais, a maioria ligada à imprensa “alternativa”, como o Pas-
quim, Movimento, etc, ou a jornais ligados literalmente a partidos de organi-
zações de esquerda clandestina, como O Hora do Povo, do Movimento Revo-
lucionário 8 de Outubro (MR-8), o Voz da Unidade, do Partido Comunista 
Brasileiro (PCB) ou Tribuna da Luta Operária, do Partido Comunista do Brasil 
(PC do B), como também o jornal ligado ao movimento homossexual, O Lam-
pião de Esquina, ou à Igreja Católica, o O São Paulo, mas, da mesma forma, 
jornais da grande imprensa, como Tribuna de Imprensa ou Correio da Manhã 
que, segundo a avaliação do orgão de informação,  possuem linha de atuação 
hostil ao governo, pela publicação de assuntos atentatórios à moral e aos 
bons costumes, bem como por apoiarem ações de movimentos de ideologias 
extremistas e contrários aos interesses nacionais, e que, portanto, eles não 
recomendam a difusão de publicidade, anúncios e atos oficiais, por parte de 
entidades da Administração Pública Federal. No caso do estado da Paraíba, 
um jornal é indicado nesta situação, o semanário O Momento:  

[...] "O MOMENTO", JOÃO PESSOA/PB 

Destaca-se por manter sistemática contestação ao regime e ao Governo e di-
vulgar as promoções de entidades contestatórias. Seus dirigentes e articulistas 
são membros atuantes de movimentos de contestação da área estudantil e 

sindical do Estado.60  

 

Os órgãos de informações, ao fazer análise da imprensa nacional e local tinha 
como objetivo identificar a posição dos mesmos diante do regime político 
vigente, mas também indicavam penalidades, como podemos verificar no do-
cumento acima citado, onde há uma recomendação explícita de um grupo 
composto por 62 jornais, de várias origens não recebam publicidade de ór-
gãos da administração pública devido sua postura política.      

Foram feitos também, pelos órgãos de informações, relatos da trajetória de 
jornalistas considerados esquerdistas e vistos como inimigos do regime. Foi 
o caso do jornalista Teócrito Leal Ramos que foi editor do jornal O Norte nas 
décadas de 1960, 1970 e 1980. Ele sofreu perseguição da ditadura militar desde 
o tempo de estudante de jornalismo no Colégio N. S. de Lourdes, instituição 
que mantinha um curso superior de jornalismo.  Em 1964 foi afastado da 

                                                      
60 ARE_ACE_1662_81. Fundo SNI – Agência Recife. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

22 

escola, onde presidia o Diretório Central dos Estudantes e não pôde prosse-
guir seus estudos.61 Em depoimento concedido numa Audiência Pública da 
Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da 
Paraíba (CEVPM-PB) no dia 22 de abril de 2015 discorreu sobre a censura a 
imprensa durante a ditadura militar. Segundo ele à censura ao jornal onde 
ele trabalhava se dava de duas maneiras: uma por meio de bilhetes, tipo tele-
grama, com a proibição de abordar determinados assuntos; e outra por meio 
da presença de agentes que passavam na direção e na redação do jornal. Tam-
bém afirmou que a censura não era voltada exclusivamente para questões 
políticas, mas para um amplo leque de possibibilidades. Qualquer tema que 
pudesse comprometer a visão positiva do desenvolvimento em curso no País 
era interditado, como por exemplo, a proibição de veicular qualquer matéria 
sobre o surto de miningite que ocorreu no sudeste do País nos anos de 1970.62   

Tendo essa trajetória de confronto com  ditadura, era natural que o jornalista 
Teócrito Leal Ramos fosse vigiado pelo SNI. Em atendimento a um pedido 
de busca solicitado por um outro setor dos órgãos de informação, em abril 
de 1979, a Agência Recife do SNI informou o seguinte sobre o referido jor-
nalista:     

- Por solicitação deste Setor, esta SS informa apenas o que consta a respeito 
do nominado no Estado da PARAÍBA, uma vez que, os Correspondentes do 
RIO GRANDE DO NORTE e de ALAGOAS até esta data nada informa-
ram: 

a. em 1970, publicou pelo Jornal "O NORTE" matéria cuja divulgação havia 
sido proibida pelo Ministro da Justiça. Intimado a comparecer a DPF/FB, 
responsabilizou-se pelo fato da publicação, apesar de haver sido recomen-
dado sobre o assunto, anteriormente; 

b. em 1972, como Editor Secretário do Jornal "O NORTE", era mentor da 
linha de apoio no campo da propaganda comunista internacional; 

c. em 1973, como colunista político do Jornal "O NORTE", divulgou notícias 
em que ficou evidenciado a sua tendência esquerdista 

d. em 1974, no Jornal "O NORTE fez publicar artigo em que dizia ' que ER-
NESTO "CHE" GUEVARA, em 1967, foi detido e assassinado na BOLÍVIA;  

                                                      
61 PARAÍBA. Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba. 
Relatório Final. João Pessoa: A União, 2017, p. 662.  
62 PARAÍBA. op. cit., 2017, p. 662.  



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

23 

e. é visto sempre em companhia de elementos contestadores do Regime, já 

tendo participado de reuniões suspeitas.63  

No mesmo documento consta uma informação sobre o referido jornalista, 
fornecida pelo IV Exército, sediado em Recife, considerando-o um infiltrado 
comunista no jornal. 

Em atenção ao disposto no documento acima referenciado, esta AI informa 
o seguinte: 

Em 1973, TEÓCRITO LEAL era editor do jornal "O NORTE" de JOÃO PES-
SOA/PB, considerado "INFILTRADO" em face de identificação com a pro-
paganda comunista internacional, que revela em determinados períodos. 
Normalmente faz as manchetes de impacto e burila a notícia e seu feitio, de-
fendendo comunistas e atacando o americano. 

Quando o nominado responde pela coluna "Política", de caráter local, sempre 
que pode dá também a sua contribuição ao interesse comunista de desgastar 

e antipatizar o povo americano perante a opinião pública.64 

Este documento busca colocar suspeitas sobre o jornalista Teócrito Leal Ra-
mos acusando-o de ser um comunista infiltrado na redação do jornal O Norte. 
Também se percebe como ele foi acompanhado pelos órgãos de informações 
durante todo período que atuou como editor do referido jornal. A acusação 
de ser comunista durante o período da ditadura miltitar poderia trazer uma 
série de problemas pessoais e profissionais para o jornalista. Outra questão 
que podemos observar é que apesar dessas acusações a direção do jornal e do 
grupo Diários Associados, mesmo tendo apoiado o golpe civil-militar e de 
ser conivente com a ditadura militar manteve o jornalista em seu emprego, 
o que aconteceu com vários órgãos de imprensa do Brasil, talvez por precisa-
rem de mão-de-obra qualificada para fazer o jornal, ou então devido elemen-
tos da cultura política brasileira, que durante a ditadura militar, apesar de 
toda repressão conviveu também, em vários setores como as universidades, 
por exemplo, com práticas de conciliação/acomodação.65         

Na conjuntura da sucessão do presidente João Batista de Figueiredo, em se-
tembro de 1984, num momento de disputas dentro do partido do governo 
pela escolha do candidato do partido, outro jornalista, Luiz Otávio Amorim, 

                                                      
63 ARE_ACE_283_79. Fundo SNI – Agência Recife.  
64 ARE_ACE_283_79. Fundo SNI – Agência Recife. 
65 Sobre essa discussão referente a elementos de uma possível cultura política brasileira que se expres-
sou também durante a ditadura. Ver. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. “Cultura política e ditadura: um 
debate teórico e historiográfico. Santa Catarina: Revista Tempo & Argumento. v. 10, n. 23, 2018, pp. 
109-137.   



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

24 

apresentador do Programa “Correio Debate”, na rádio Correio da Paraíba, 
da cidade de João Pessoa, e reconhecidamente do campo conservador, teve 
os temas de seu programa detalhados num relatório da Agência Recife do 
SNI, que depois foi difundido para Agência Central, DSI do Ministério das 
Comunicações, para CIE, CISA, CENIMAR e o Departamento da Política 
Federal. Afirma o referido relatório:    

1. O jornalista LUIZ OTÁVI0 AMORIM, a partir de 1981, começou a apre-
sentar na "RÁDIO CORREIO", de JOÃO PESSOA/PB, o programa "LUIZ 
OTÁVIO INFORMAL", que posteriormente veio a se chamar "CORREIO 
DEBATE", seu atual nome.  

O referido programa, no início costumava analisar, de forma isenta, temas 
políticos, econômicos e sociais. A partir de 1984, passou a dar acesso a vários 
líderes esquerdistas e contestadores ao Governo, os quais coordenam os de-
bates. 

3. Em 23 JUL 84, reportando-se; conclamação feita aos alunos da UNIVERSI-
DADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), pelo Professor RAIMUNDO GA-
DELHA FONTES, no sentido de "furar" a greve a época existente, LUIZ 
OTÁVIO AMORIM conclamou o Reitor da UFPB, BERILO RAMOS 
BORBA e "não tomar a brusca decisão de demitir os professores e que aquele 
tivesse em mente o fato de também ser professor, alertando que o mesmo 
estava em final de mandato". Em seguida, fez críticas à decisão do MINISTÉ-
RIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC) e do Governo Federal "em apli-
car medidas fortes, numa ocasião tão difícil da vida nacional". 

4. No dia 30 JUL 84, o apresentador em foco, ainda reportando-se à greve nas 
Universidades Federais, chamou o governo Federal de "chantagista", por inú-
meras vezes, acrescentando "não acreditar numa democracia dessa". 

5. Em 03 AGO 84, o "CORREIO DEBATE" convidou D. JOSÉ MARIA PI-
RES (Arcebispo da PARAÍBA) e o Advogado GERALDO GOMES BEL-
TRÃO (do PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASI-
LEIRO), na PARAÍBA - PMDB/PB) para analisar o tema  "VIOLÊNCIA", 
tendo os mesmos concordado que "o problema tem três causas, quais sejam;  

- política (o Governo investindo dinheiro na repressão);  

- sócio-económica (a não possibilidade das camadas mais pobres terem acesso 
ao bem  estar);e  

- espiritual (ausência de religião nos lares). [...] 

6. No dia 07 AGO 84, ao comentar sobre a Convenção do PARTIDO DE-
MOCRATICO SOCIAL (PDS), enfocou detalhes sobre o salário pago às 
"malufetes" e às "andreezzetes", afirmando que "durante o dia elas ganham 30 
mil e a noite, outro tanto, servindo aos convencionais em suas camas". 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

25 

7. Em 18 SET 84, abriu espaço para a ala dissidente do PDS através do ex-
Governador de BAHIA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, ocasião em 
que este, diretamente de SALVADOR/BA, teceu severas críticas ao atual 
quadro sucessório, notadamente ao candidato de situação, PAULO SALIM 
MALUF, trazendo aos ouvintes a informação de que o ex-chefe da CASA 
CIVIL, GOLBERY DO COUTO E SILVA, teria "segurado" inúmeros pro-
cessos contra MALUF, quando dos empréstimos contraídos para o Grupo 
LUFTALA. 

8. No dia 24 SET 84, o comentarista político GILVAN DE BRITO, repor-
tando-se ao pronunciamento do Presidente FIGUEIREDO efetuado em 19 
SET 84, alertou "para que os radicais de direita não voltem a tumultuar o 
processo político, conduzindo nos comícios bandeiras do PC do B, PCB e 
MR-8, a exemplo do que os militares do EXÉRCITO fizeram em GOIÁS". 

9. LUIZ OTÁVIO AMORIM apresenta em seu programa vários elementos 
comprometidos com a contestação, entre eles os seguintes:  

- SEVERINO MARCONDES MEIRA, advogado e suplente do vereador 
PMDB/PB, encarregado de prestar informações jurídicas a trabalhadores gre-
vistas;  

- ODUVALDO BATISTA, jornalista que comenta sobre economia e finanças 
e lê, durante o programa, editoriais de jornais alternativos ("O PAÍS", "TRI-
BUNA DA LUTA OPERÁRIA", etc);  

- FRANCISCO MUNIZ DE MEDEIROS "FREI MARCELINO", membro do 
PARTIDO DOS TRABALHADORES, na PARAÍBA (PT/PB), e ativista 
junto a posseiros e trabalhadores rurais na PARAÍBA;   

- ÁLVARO DINIZ, Presidente da FEDERAÇÃO DOS TRABALHADO-
RES NA AGRICULTURA NO ESTADO DA PARAÍBA (FETAG/PB).  

10. A Direção da emissora, formada por ROBERTO CAVALCANTI RI-
BEIRO e PAULO BRANDÃO CAVALCANTI, está ciente da linha situação 
do programa "CORREIO DEBATE" e do seu apresentador, todavia não pre-
tende fazer nada para coibir os excessos, por entender que "somente man-

tendo essa linha é que o programa pode granjear audiência".66 

Este longo documento citado, traz uma série de questões presentes na con-
juntura do final da ditadura militar, que foram relatados pelos órgãos de in-
formações ao fazerem uma análise do programa Correio Debate, coordenado 
pelo jornalista Luiz Otávio Amorim. O sistema Correio de Comunicação, 
nesse momento sob a direção dos empresários Roberto Cavalcanti e Paulo 
Brandão vinha apoiando com mais ênfase o processo de transição para de-

                                                      
66 ARE_ACE_6400_84. Fundo SNI - Agência Recife.  



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

26 

mocracia no Brasil, principalmente a fase final da mesma, e fazim uma opo-
sição sistemática ao governador do estado da Paraíba Wilson Leite Braga do 
Partido Social Democrático (PDS), aliado da ditadura. Neste clima o jorna-
lista Luiz Otávio Amorim se sentia a vontade para trazer para o debate em 
seu programa temáticas que incomodavam a ditadura, como greves na uni-
versidade, a questão da violência, problemas de ordem moral na convençao 
do partido do governo, o PDS etc,  e pessoas vinculadas a oposição ao regime 
como o arcebispo de João Pessoa, Dom José Maria Pires67, dissidentes do PDS 
que não aceitavam a candidatura de Paulo Maluf a presidência como o go-
vernador do estado da Bahia Antonio Carlos Magalhães, pessoas ligados aos 
movimentos sociais no campo e a partidos da esquerda clandestina, entre 
outros. Assim, os agentes do SNI além de relatarem esses acontecimentos em 
seus relatórios, deixarm implicitos que buscaram interferir na direção da 
rede de comunicação que medidas fossem tomadas para mudança de linha 
editoral do programa de rádio, liderado por Luiz Otávio Amorim, o  Correio 
Debate.     

Outra temática que passou a chamar a atenção dos órgãos de informações, 
no início dos anos de 1980, foi a abertura de concorrência para concessão de 
um canal de televisão para a cidade de João Pessoa. Sobre o assunto, a agência 
regional do SNI produziu uma avaliação considerando que as empresas que 
se inscreverem para concorrer ao Edital divulgado em 1980, pelo Ministério 
das Comunicações, não desfrutam de bom conceito perante a opinião pú-
blica; também procuram destacar fatos desabonadores dos dirigentes dessas 
empresas, tanto por sua atuação política no passado, ligado a organizações 
de esquerda, quanto por prováveis atos de legalidade duvidosa ou corrupção. 
Com relação ao grupo Correio da Paraíba, afirma:        

 

[...] 

3. O grupo "CORREIO LTDA, pela incapacidade gerencial e pelos desacertos 
evidenciados no bojo de suas atividades até o momento, não conseguiu sequer 
implantar uma estação de Rádio FM na cidade de CAMPINA GRANDE/PB, 
por absoluta falta de recursos financeiros. 

EMPRESA DE TELEVISÃO CORREIO LTDA, sem ajustar suas finanças e 
com uma linha de programação radiofônica e jornalística muito distante dos 

                                                      
67 Sobre a trajetória do Arcebispo Dom José Maria Pires na Paraíba e sua luta enfrentamento a dita-
dura no estado. Ver. PEREIRA,  Vanderlan Paulo de Oliveira. Em nome de Deus, dos pobres e da 
libertação: ação pastoral e política em Dom José Maria Pires, de 1966 a 1980. Dissertação (Mestrado 
em História) – PPGH-UFPB, João Pessoa, 2012. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

27 

padrões mínimos exigidos pela população local, tem como seu principal co-
ordenador o jornalista ALDALBERTO DE ARAÚJO BARRETO. 

O nominado foi responsável, em 1962, por atividades subversivas no meio 
civil da PARAÍBA.  

Em 1964, esteve preso no primeiro GPT E CONST e foi indiciado, no 
IPM/FB-1 por ter exercido a presidência da FRENTE DE MOBILIZAÇÃO 
POPULAR, entidade que congregava elementos esquerdistas de JOÃO PES-
SOA/PB, inclusive membros do PCB.  

Fez parte de uma relação de pessoas denunciadas pela PROCURADORIA 
DA JUSTIÇA MILITAR, sendo indiciado na 7 CJM no Processo n70/64, 
como incurso no Art. 2Q, III, da Lei nQ 1802/53, tendo sido excluído com a 
denúncia através de "Habeas-Corpus". 

O jornalista em foco foi um dos elementos mais empenhados para uma pos-
sível união entre estudantes e camponeses, visando a agitar e subverter os 
meios estudantis e rurais da PARAÍBA. 

Entre os componentes do grupo jornalístico do "CORREIO DA PARAÍBA" 
existe, também, restrição quanto ao ex-Secretário de Comunicação Social do 
Governo da PARAÍBA, CARLOS ROBERTO ALVES DE OLIVEIRA, pro-
prietário da livraria "LEIA", em JOÃO PESSOA/PB, estabelecimento que 
tem especializado suas vendas com obras de cunho político-contestatório. 
Embora exercesse cargo de confiança do Governo/PB, procurou assegurar-se 
de elementos com registros negativos nos Ol da PARAÍBA. 

Quando Secretário de Comunicação Social/PB empenhava-se em arrefecer as 
manchetes que envolviam o ex-terrorista WANDERLEY CAIXE, pessoa de 
seu relacionamento. Buscava meios de omitir matéria jornalística que promo-
vesse o trabalho desenvolvido por Secretários de Estado, tidos como integra-
dos à Revolução de Março/1964. 

Em fins de 1980, encontrou-se em SÃO PAULO com o presidente da Em-
presa "CORREIO DA PARAÍBA", ROBERTO CAVALCANTI RIBEIRO, 
tendo-lhe feito uma proposta de conseguir para o mesmo a concessão de um 
Canal de TV, destinado a JOÃO PESSOA/PB, desde que, em troca, tivesse 
participação acionária no Capital, na base de 1/3 do total do empreendi-
mento. Posteriormente, num encontro reservado com o nominado, o citado 
presidente gravou a mencionada proposta. 

Em 24 MAI 81, em face das acusações contidas na gravação, solicitou exone-
ração do cargo de Secretário de Comunicação Social/PB, a qual foi aceita pelo 

Governador da PARAÍBA [...].68 

                                                      
68 ARE_ACE_3244_82. Fundo SNI  - Agência Recife. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

28 

Para desqualificar a proposta do Sistema Correio para concorrer ao Edital 
para possível concessão de um canal de televisão na Paraíba os agentes do 
SNI, indicam três fatores: dificuldades financeiras, o fato do coordenador da 
empresa ser o jornalista Adalberto Barreto e um proposta de parceria do ex-
Secretário do governo estadual, na gestão Tarcísio de Miranda Burity, eleito 
de forma indireta em 1978, Carlos Roberto Alves de Oliveira. Adalberto Bar-
reto foi presidente da Associação da Paraibana de Imprensa nos anos 1960, e 
partir desse entidade fez campanha pela posse de João Goulart na presidên-
cia da República em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, também presi-
diu na Paraíba a Frente de Mobilização. Devido essas atividades foi preso em 
1964 após o golpe e indiciado no Inquérito Policial Militar (IPM) subversão. 
Carlos Roberto mesmo exercendo cargo de confiança num governo aliado a 
ditadura militar era colocado sob suspeita por ser proprietário de uma edi-
tora que supostamente vendia material de cunho contestário a ditadura, 
além de como secretário de Comunicão do estado da Paraíba ter atuado para 
amenizar críticas na imprensa ao advogado e ex-preso político Wanderley 
Caixe, que tinha vindo de São Paulo para Paraíba com o fim de coordenar o 
Núcleo de Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba, entidade que teve 
papel fundamental na defesa de camponeses envolvidos em conflitos de terra 
no estado nos anos de 1970 e 1980. Conflitos que eram minuciosamente vigi-
ados pelo SNI.69           

Com relação ao grupo ligado aos Diários Associados, também candidato a 
tal concessão, são feitas as seguintes considerações:   

 

4. No que se refere ao grupo TELEVISÃO JOÃO PESSOA, liderado por 
MARCONI GOES DE ALBUQUERQUE, superintendente dos DIÁRI0S 
ASSOCIADOS", na PARAÍBA, pelo fracasso que o condomínio associado 
levou a REDE TUPI DE TELEVISÃO, pouco se espera dessa nova corrente 
de dirigente, egressa da extinta cadeia associada. 

Seus dirigentes paraibanos adotavam, comumente, posições contrárias à li-
nha de ação política do Governo Federal, muito embora, no momento, pres-
tem relevante cobertura aos atos governamentais. 

O grupo em apreço tem o Governador da PARAÍBA, TARCISIO DE MI-
RANDA BURITY, como seu principal defensor e patrocinador, uma vez que 

                                                      
69 Sobre a vigilância do SNI aos movimentos sociais no campo e suas relações com membros da Igreja 
Católica progressista no estado da Paraíba. ver. FERREIRA, Olga Larissa Vieira. “Onde termina a 
justiça social e começa a subversão?” Igreja Católica progressista e movimentos sociais no campo sob 
a vigilância do SNI na Paraíba (1975-1985). Dissertação de Mestrado. PPGH/UFPB, João Pessoa: 2020. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

29 

este chegou, inclusive, a empenhar sua palavra como o Canal de TV seria des-
tinado ao Grupo TELEVISÃO JOÃO PESSOA. 

Com a ameaça de perda do Canal de Televisão de CAMPINA GRANDE/PB 
para alguns de seus cotistas, o grupo em questão mudou em defesa do Go-
verno Federal e Estadual, fechando as portas para os partidos de Oposição. 

O líder do Grupo TELEVISÃO JOÃO PESSOA ingressou nos “DIÁRIOS 
ASSOCIADOS" em 1963. Em meados da década de 60, foi demitido devido 
ocorrência de desonestidades na administração financeira de um dos órgãos 
daquele condomínio; contudo, veio a ser readmitido por influência de NE-
REU GUSMÃO BASTOS, que o deslocou para trabalhar em VITÓRIA/ES 
e posteriormente em JOÃO PESSOA/I-B, onde se encontra atualmente. 

Caracterizando sua atuação de dirigente associado na Paraíba, pela maneira 
oportunista com que administra a empresa, MARCONI GOES DE ALBU-
QUERQUE já conta com um considerável patrimônio pessoal, distribuído 
entre casas luxuosas, terrenos e automóveis. 

Em fins de 1970, o jornal " O NORTE", de JOÃO PESOA/PB, que tinha o 
nominado como dirigente, foi descredenciado pelos setores de Segurança 
para receber qualquer promoção de órgãos públicos, uma vez que, à época, 
adotava uma linha editorial de contestação ao regime. 

Em 27 OUT 81, MARCONI tomou posse como condômino dos "DIÁRIOS 
E EMISSORAS ASSOCIADAS", na vaga deixada pelo falecido jornalista 
DAVID NASSER, em solenidade realizada no RIO DE JANEIRO/RJ. 

5. Em face da atuação dos grupos em questão, esta Agência é de parecer que 
os mesmos não reúnem condições de comandar uma Estação de Televisão 

naquele Estado.70 

Quanto ao grupo Televisão João Pessoa, liderado pelo jornalista Marconi 
Goes de Albuquerque, superintende na Paraíba dos Diários Associados, pe-
sava o fato deste grupo não ter conseguido manter em funcionamento no 
Brasil a Rede Tupi de Televisão, pioneira no ramo no Brasil e criada nos anos 
de 1950 por Assis Chateaubriand, fechada em 1980 por problemas financei-
ros, pelo fato do grupo em algum momento ter feito oposição ao regime mi-
litar e também são levantadas suspeitas de corrupção sobre Marcone, como 
gestor dos Diários Associados. Nem o fato de ele ser defendido pelo gover-
nador Tarcísio de Mirando Burity o qualifica para concorrência na visão dos 
agentes.        

Ainda sobre a concorrência para concessão de um canal de televisão em João 
Pessoa, a Agência Recife apresenta uma atualização de dados indicando que 

                                                      
70 ARE_ACE_3244_82. Fundo SNI - Agência Recife. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

30 

foi apurado que um terceiro grupo também está concorrendo a mesma, e este 
tem aprovação total da Agência, para assumir o referido canal.    

EM COMPLEMENTO AA INFAO NR 046/1 19/ARE/82, DE 16 MAR, IN-
FORMO O QUE FOI APURADO CONCERNENTE AO TERCEIRO 
GRUPO QUE CONCORREU AO EDITAL DIVULGADO EM 1980, PELO 
MINISTÉRIO DAS COMUNICACOES, SOBRE A CONCESSÃO DO CA-
NAL 10, PARA TRANSMISSÃO DE TELEVISÃO, EM JOÃO PESSOA/PE: 

A EMPRESA DE TELEVISÃO BEIRA-RIO LTDA POSSUI OS SEGUIN-
TES SÓCIOS: ANTONIO BEZERRA CABRAL SOBRINHO, ESTE IR-
MÃO DO SENADOR MILTON BEZERRA CABRAL (PDS/PB), E QUE O 
REPRESENTA NA SOCIEDADE; EVELINA MARIA MAIA CABRAL, ES-
POSA DO IRMÃO DO MENCIONADO SENADOR; ADOLPHO FER-
NANDES LVRA MAIA, TEN CORONEL R/1 DO EXÉRCITO, EX-SE-
CRETARIO DE SEGURANÇA PÚBLICA/PB E EX-COMANDANTE DA 
POLÍCIA MILITAR/PB; DELMIRO FERNANDES MATA FILHO, ENGE-
NHEIRO, E NEY ROBINSON SUASSUNA, EMPRESÁRIO. REFERIDO 
GRUPO, ALÉM DE POSSUIR UMA ILIBADA CONDUTA, DESFRUTA 
DE SÓLIDO PATRIMÔNIO E ELEVADO CONCEITO JUNTO À SOCI-
EDADE PARAIBANA. O MESMO GRUPO CONTROLA A RÁDIO 
ARAPUAN LTDA, INSTALADA EM JOÃO PESSOA/PB, EM ONDA-
MEDIA E ESTÁ INSTALADO A RÁDIO ARAPUAN, COM FREQUÊN-

CIA MODULADA, NAQUELA CAPITAL.71 

Segundo relatório dos agentes dos SNI, o grupo apto para ganhar a concor-
rência seria a Empresa de Televisão Beira-Rio, presidida por Antonio Be-
zerra Cabral Sobrinho, irmão do senador bionico da Paraíba, eleito em 1978, 
Milton Bezerra Cabral (PDS).  

Percebe-se que os órgãos de informações, nesta questão da concessão de ca-
nais de televisão, agindo no sentido de passar informações negativas sobre 
determinados grupos ao mesmo tempo que faz elogios ao seu favorito para 
na referida concorrência. Isto sem dúvida pode ser um diferencial para a es-
colha do vencedor.    

Todos esses documentos citados foram produzidos durante o período  de 
“distensão” política, iniciado no governo do presidente Ernesto Geisel, de 
forma “lenta, gradual e segura”, que duraria até o governo de seu substituto, 
João Batista de Figueiredo, quando a ditadura militar chegou ao fim. Com a 
“abertura” poderia se esperar uma menor atuação das entidades de vigilância, 
mas acontece o contrário, pois a polícia política e os órgãos de informações 

                                                      
71 ARE_ACE_3244_82. Fundo SNI  - Agência Recife. 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

31 

boicotaram o processo de transição para democracia e procuravam demons-
trar que a “ameaça comunista” persistia, apesar do desmantelamento, depois 
de forte repressão, das organizações de esquerda que realizaram ações arma-
das. Então é nessa época que mais produziram documentos buscando colocar 
várias pessoas sob suspeitas de serem militantes ou simpatizantes de ideias 
comunistas, inclusive para demonstrar a necessidade de sua existência. Se-
gundo Figueiredo: 

O serviço secreto continuava a viver de fabricar perigos. Por mais que Geisel 
desse sinais de que não dissolveria a comunidade de informações o SNI se sentia 
na obrigação de justificar sua existência. Para tanto, tentava convencer o pre-
sidente, a cúpula das Forças Armadas e as principais autoridades civis do go-
verno de que a subversão não estava controlada e que os movimentos guerri-
lheiros continuavam sendo uma ameaça. Nem uma coisa nem outra era ver-

dade, mas o Serviço caprichava na lorota.72    

Esta postura manteve-se durante todo o período de transição da ditadura 
para a democracia, ou seja, os órgãos de informações procuraram demonstrar 
que a “ameaça comunista” persistia em todos os setores da sociedade. Se-
gundo Soares:  

A prática da reiteração não serviu apenas para se “informar” sobre um indi-
víduo que poderia ser uma “ameaça comunista”. A constante criação de in-
formações e de novos documentos também foi uma prática da comunidade 
de informações, especificamente do SNI, para reiterar ao comando da dita-
dura sua importância no combate ao “perigo comunista” que, segundo evi-
denciava a própria comunidade através da sua alta produtividade, ainda exis-
tia no país. Neste sentido, o Fundo SNI – Agência Recife mostra-se um bom 
exemplo desta atuação da comunidade, visto que, a primeira data de produ-
ção a constar nos documentos principais, 217 dos mais de 7 mil ACEs que 
compõem o Fundo, é o ano de 1979. Ou seja, os documentos informativos que 
abrem os dossiês foram produzidos durante o período da chamada “abertura 
política” do regime ditatorial.   

Esta situação demonstra justamente o modo de ação do SNI e da comunidade 
de informações, principalmente após anunciada por Ernesto Geisel a cha-
mada “distensão política”. Em resumo, a ideia do Serviço era a seguinte: evi-
denciar como ele era necessário para o monitoramento da segurança interna, 
visto que em seu entendimento o comunismo ainda era um “perigo” para a 
nação e, ao mesmo tempo, buscava assegurar para a comunidade de informa-
ções alguma garantia durante a transição para a democracia. Assim, durante 
os anos finais dos governos militares, mesmo com a promessa de “abertura”, 

                                                      
72 FIGUEIREDO,  Lucas. op. cit. 2005, p. 250.  



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

32 

os olhos e ouvidos do SNI e de demais Órgãos de Informações continuavam 

a vigiar a sociedade brasileira.73   

  

Buscando reafirmar a permanência do “perigo comunista” os órgãos de in-
formações e  a política política da ditadura militar além de boicotar o pro-
cesso de transição para a democracia no Brasil buscaram produzir o máximo 
de informações colocando sob suspeita vários cidadãos brasileiros e também 
praticaram atos terroristas para tentar incriminar a esquerda, sendo o mais 
famoso o atentado do Riocentro em 1981, tendo como objetivo justificar sua 
existência e manutenção de medidas repressivas.        

Considerações finais  
Discutimos neste artigo as relações contraditórias da imprensa brasileira e 
em especial a do estado da Paraíba com o golpe civil-militar que destituiu o 
governo legítimo e constitucional de João Goulart deposto pelo referido 
golpe e com a própria ditadura instalada que durou vinte um anos, tendo 
como objetivo principal verificar como ela se relacionou com a ditadura, seus 
apoios, recusas e contradições e  observar com esta passou a ser vigiada pelos 
órgãos de informações da ditadura durante toda sua vigência, com destaque 
para a época da chamada transição “lenta”, “gradual” e “segura” para demo-
cracia onde paradoxalmente a vigilância sobre a sociedade civil se acentuou. 
Trambém discutimos a estruturação da montagem de sistema de vigilância 
montado para atuar na ditadura militar. Neste sentido buscamos um diálogo 
com a literatura acadêmica produzida sobre a temática e utilizamos os do-
cumentos produzidos pelo Fundo SNI, Agência Recife que se encontra sob a 
guarda do Arquivo Nacional e também do Memorial da Democracia, sediado 
na Fundação Casa de José Américo na cidade de João Pessoa-PB.   

Com a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, um amplo sistema de 
vigilância foi montado contra a sociedade civil e órgãos do Estado com a 
criação do SNI. Fato que demonstra a característica autoritária e violadora 
de direitos humanos fundamentais de referido regime.    

                                                      
73 SOARES, Maria Tereza Dantas Bezerra. A política paraibana vigiada: políticos e militantes sob os 
olhos do SNI (1964-1985). Dissertação de Mestrado. PPGH-UFPB, João Pessoa, 2020, p. 2016-2017. 
 



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

33 

Foram vigiados praticamente todos os segmentos da sociedade civil, tais 
como: igrejas, sindicatos, setores ligados à cultura, movimentos sociais, im-
prensa, instituições de ensino; e do campo político: políticos de oposição, 
partidos políticos e organizações da esquerda clandestina, como também po-
líticos ligados ao regime, tanto do ponto de vista da estrutura partidária 
como ideologicamente. Essas informações serviam para perseguições, como 
prisões e possíveis torturas e mortes pelos orgãos da polícia política e das 
forças armadas, como para outras coisas mais “amenas”, como cassações de 
mandatos eletivos, afastamento de empregos e impedimento de assumi-los, 
etc.  

O SNI atuava em todo território nacional, e no caso do estado Paraíba, atra-
vés da Agência Pernambuco. Como vimos, no caso da imprensa no referido 
estado, este órgão fez uma ampla vigilância, destacando o posicionamento 
político dos jornais, identificando jornais de oposição que, portanto, não po-
diam receber publicidade da administração pública, traçando a trajetória de 
jornalistas que afrontaram o regime, no exercício de sua profissão ou que 
deram espaços em seus programas para pessoas que faziam oposição ao re-
gime. Também buscaram apontar quem estava ou não apto a concorrer à 
concessão de canais de televisão. Essas informações podiam muitas vezes ser-
vir com subsídios para perseguição de indivíduos ou órgãos de imprensa.      

 

Referências bibliográficas 

ABREU,  Alzira Alves de. A participação da imprensa na queda do Governo 
Goulart. In: SEMINÁRIO 40 ANOS DO GOLPE DE 1964 (2004: Niterói e 
Rio de Janeiro). 1964-2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no 
Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 

ALMEIDA, Maria Fernanda Lopes. Veja sob censura (1968-1976). São Paulo: 
Jaboticaba, 2009. 

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). 4. ed. 
Petrópolis: Vozes, 1989. 

ANDRADE, Jeferson de. Um Jornal assassinado: a última batalha do Correio 
da Manhã. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991. 



PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES 

34 

ANTUNES, Priscila Carlos Brandão. SNI & ABIN: uma leitura da atuação 
dos Serviços Secretos brasileiros ao longo do século XX. Rio de Janeiro: FGV, 
2001. 

AQUINO,  Maria Aparecida de. Censura, imprensa, Estado Autoritário (1968-
1978): o exercício cotidiano da dominação e da resistência: O Estado de São 
Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.  

ARAÚJO,  Fátima. História e ideologia da imprensa paraibana. João Pessoa: A 
União, 1983.  

BAUER, Caroline Silveira.; GERTZ, René E. Fontes sensíveis na história re-
cente. In. PINSKY,  Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. (Orga.) In.O 
historiador e suas fontes.  São Paulo: Contexto, 2015. 

CARVALHO,  Aloysio Castelo. A rede da democracia: O Globo, O Jornal e 
Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64). Niterói: Editora da 
UFF/Editora NitPress, 2010. 

FERREIRA,  Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar. In: FER-
REIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves  (Orgs.) O tempo da 
experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 
1964. 9. ed. e amp. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Re-
publicano, vol. 3), p 403-468. 

FERREIRA, Olga Larissa Vieira. “Onde termina a justiça social e começa a sub-
versão?” Igreja Católica progressista e movimentos sociais no campo sob a 
vigilância do SNI na Paraíba (1975-1985). Dissertação de Mestrado. 
PPGH/UFPB, João Pessoa: 2020. 

FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espiona-
gem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001. 

FIGUEIREDO,  Lucas. Ministério do Silêncio: a história do serviço secreto bra-
sileiro de Washington Luís a Lula (1927-2005). Rio de Janeiro: Record, 2005. 

GASPARI,  Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 
2002.  

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa 
alternativa. São Paulo: Scritta Editorial, 1991. 

KUSHNIR,  Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Consti-
tuição de 1988. São Paulo: Boitempo, 2004.  



REVISTA  HISTÓRIA,  HISTÓRIAS  -  ISSN 2318-1729  JAN./MAR. 2024 - VOL 12, Nº 23 

35 

MACHADO, Jório. 1964: a opressão dos quartéis. João Pessoa: O Combate, 
1991. 

MOTTA,  Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura polí-
tica brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. 

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. “Cultura política e ditadura: um debate teórico 
e historiográfico. Santa Catarina: Revista Tempo & Argumento. v. 10, n. 23, 
2018, pp. 109-137.  

PARAÍBA. Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do 
Estado da Paraíba. Relatório Final. João Pessoa: A União, 2017. 

PEREIRA,  Vanderlan Paulo de Oliveira. Em nome de Deus, dos pobres e da 
libertação: ação pastoral e política em Dom José Maria Pires, de 1966 a 1980. 
Dissertação (Mestrado em História) – PPGH-UFPB, João Pessoa, 2012. 

PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. 
Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012. 

SMITH, Anne-Marie. Um acordo forçado: O consentimento da imprensa à 
censura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. 

SOARES, Maria Tereza Dantas Bezerra. A política paraibana vigiada: políticos 
e militantes sob os olhos do SNI (1964-1985). Dissertação de Mestrado. 
PPGH-UFPB, João Pessoa, 2020.   
 

Fontes 
Documentos do Fundo SNI – Agência Recife. Acervo do Memorial da De-
mocracia da Paraíba, localizado na Fundação Casa José Américo. 

Jornais: O Globo, O Norte, Correio da Paraíba .   
 
 

Recebido em 29 de novembro de 2024 
Aprovado em 27 de dezembro de 2024 

 
 


