Chamadas

Chamadas

Chamada para artigos

CALL FOR PAPERS

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

Tema Livre

A revista mantém uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea e são recebidos na modalidade FLUXO CONTÍNUO. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

Dossiês 

Chamadas abertas

PRÁTICAS LITERÁRIAS PÓS-INSTITUCIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Organizadoras: Sayonara Amaral de Oliveira (Uneb) e Edma de Góis (UnB).

É notável que o campo literário, na atualidade, vem passando por transformações, as quais sinalizam para uma reconfiguração da instituição “literatura”, que adquire agora uma feição mais expansiva, democrática e alternativa, com a emergência de novas e diversas práticas literárias, agenciadas tanto no registro impresso quanto nas redes digitais e demais circuitos de produção artístico-cultural. No dossiê aqui proposto, atentamos para a dimensão pós-institucional de tais práticas, por considerar que elas se organizam à revelia das instâncias mais ortodoxas de legitimação do literário, como a opinião da crítica, o mercado livreiro, o ambiente acadêmico ou o sistema escolar. Na esteira do conceito de literaturas pós-autônomas, formulado pela crítica argentina Josefina Ludmer (2010), a expressão “pós-institucional” é aqui tomada para definir uma condição de relativa exterioridade ao campo instituído da literatura ou, mais precisamente, para delinear um movimento de “saída” do campo, rumo a outras formas de exercício da vida literária em tempos contemporâneos. Trata-se de reconhecer que experiências envolvendo a literatura passam não somente a ocupar espaços culturais alternativos, bem como investem em novas maneiras de criar, de consumir e de fazer circular o que é produzido. Para além das saídas dos territórios institucionalizados, chama atenção também a problematização e as rasuras de conceitos caros aos estudos literários, tais como as noções de obra, autoria, leitura e o estatuto do ficcional, entre outros.

Sem a pretensão de esgotar as possibilidades de abordagem do tema, este dossiê pretende reunir trabalhos que dialoguem com essa perspectiva de um literário pós-institucional e que contemplem, entre outras questões:

1) práticas contemporâneas de escrita e leitura;

2) relações entre literatura, outras artes e/ou diferentes suportes midiáticos;

3) produções oriundas do chamado mercado editorial independente;

4) coletivos de criação literária, oficinas de escrita e espaços afins;

5) materialidades da literatura no impresso e no digital: livros de artista, livros-objeto, entre outros.

O prazo final para o envio de artigos para o dossiê MUDOU PARA 05 DE NOVEMBRO DE 2024.

As normas para publicação estão disponíveis na área de Submissão.

Os manuscritos devem ser submetidos SOMENTE por meio plataforma da revista no SCIELO: https://submission.scielo.br/index.php/elbc/about/submissions.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do endereço eletrônico revistaestudos@gmail.com.