Chamadas

Chamada para artigos

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

Revista 62 (janeiro/abril 2021)

Seção temática: Edição independente 

A criação, edição e circulação da literatura brasileira dita “independente” passa por um momento de efervescência. O crescente número de autores autopublicados, editoras de pequeno porte e encontros dedicados ao livro e à literatura, como feiras, festas e festivais literários, são indícios de uma movimentação profunda no campo editorial. Tal conjuntura possibilita o surgimento de espaços, tanto para publicação quanto para recepção, autores e obras que não estão em conformidade com as práticas estabelecidas pelo mercado editorial, como as apontadas por Regina Dalcastagnè ao analisar a produção das maiores editoras situadas no campo literário brasileiro (Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado, 2012). Neste dossiê, serão aceitos artigos que promovam olhares sobre a atual disposição do campo editorial dito “independente”; obras literárias publicadas de modo alternativo ao executado pela indústria literária (John B. Thompson, Mercadores de cultura, 2010); autores e processos de produção, edição e circulação de livros e outros materiais gráficos cuja singularidade está vinculada à sua independência; trajetórias de editores e casas editoriais que se declaram independentes; variedade das tomadas de posição de agentes situados à margem do campo; aspectos gráficos diferenciados da produção independente; estratégias de autopublicação, bem como a perquirição acerca da conceituação de independência editorial.

Dossiê proposto por Paula Renata Melo Moreira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) e Flávia Denise de Magalhães (Universidade Federal de Minas Gerais).

Atenção: o prazo final para o envio de artigos para esta seção temática foi prorrogado até 15 de abril de 2020.

A revista também recebe colaborações em fluxo contínuo para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea.

Resenhas

Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://submission.scielo.br/index.php/elbc/about/submissions#authorGuidelines

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse o sistema de Submissões: https://submission.scielo.br/index.php/elbc/about/submissions

Para outras informações, escreva para revistaestudos@gmail.com