Os estudos culturais e a crítica literária no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018441Resumo
Duas décadas após os primeiros debates acirrados sobre a corrente dos estudos culturais no campo do comparativismo literário no Brasil, pode-se fazer um balanço positivo das reflexões decorrentes como necessária postura de abertura em relação ao objeto da crítica, as mudanças no campo interdisciplinar da teoria literária e da literatura comparada e as perspectivas absorvidas por teóricos brasileiros que reagiram à repulsa inicial à corrente em questão.
Downloads
Referências
CHAUI, Marilena (1981). Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna.
COMPAGNON, Antoine (2012). O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG.
CUNHA, Eneida Leal (1998). Literatura comparada e estudos culturais: ímpetos pós-disciplinares. In: CONGRESSO DA ABRALIC, 6. Anais… Florianópolis: NELIC. (CD-ROM.)
DURING, Simon (1993). The cultural studies reader. London: Routledge.
FIGUEIREDO, Euridice (2010). Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras.
FIGUEIREDO, Euridice; Noronha, Jovita (2005). Conceitos de literatura e cultura. Niterói: Editora UFF.
GILROY, Paul (2001). O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: 34.
HALL, Stuart (1980). Cultural studies: two paradigms. Media, Culture and Society, n. 2, p. 57-72.
HALL, Stuart (1992). Cultural studies and its theoretical legacies. In: GROSSBERG, Lawrence et al. (Orgs.). Cultural studies. New York: Routledge.
HALL, Stuart (1997). The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In: KENNETH, Thompson. Media and cultural regulation. London: Open University and Sage.
HALL, Stuart (2003a). Estudos culturais: dois paradigmas. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG.
HALL, Stuart (2003b). Estudos culturais e seu legado teórico. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG.
JAMESON, Frederic (1991). Periodizando os sessenta. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Pós-modernismo e política. Tradução de César Brites e Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Rocco.
LIMA, Luiz Costa (1975). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
LIMA, Rachel Esteves (2000). Ainda a tradição do impasse. Alea, v. 2, n. 1, p. 131-139.
LIMA, Rachel Esteves (2009). Os estudos culturais e a crise da universidade moderna. Caderno de Estudos Culturais, Campo Grande, v. 1, p. 63-72.
LIMA, Rachel Esteves (2010). A resistência à empiria. Aletria, v. 20, n. 1, p. 25-33, jan./abr.
MIRANDA, Wander M. (1998a). Projeções de um debate. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Florianópolis, n. 4, p. 11-17.
MIRANDA, Wander M. (1998b). Comparativismo literário e valor cultural. In: CONGRESSO DA ABRALIC, 6. Anais... Florianópolis: NELIC. (CD-ROM.)
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Falência da crítica. São Paulo: Perspectiva, 1973.
OLINTO, Heidrun K. (1998). De que estamos falando quando falamos de literatura e cultura? In: CONGRESSO DA ABRALIC, 6. Anais... Florianópolis: NELIC. (CD-Rom.)
ORTIZ, Fernando (1963). Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar. La Habana: Universidad Central de las Villas.
PATROCÃNIO, Paulo Roberto Tonani do (2013). Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras.
PRATT, Mary Louise (1992). Imperial eyes: studies in travel writing and transculturation. London: Routledge.
RICARDOU, Jean (1971). Pour une théorie du nouveau roman. Paris: Seuil.
SANTIAGO, Silviano (1978). Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva.
SANTIAGO, Silviano (2008). O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SOUZA, Eneida Maria de (1998). A teoria em crise. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Florianópolis, n. 4, p. 19-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.