Pobreza por subtração:
A festa, de Ivan Ângelo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100012Resumo
Em “Nacional por subtração” (1987), Roberto Schwarz analisa a exclusão das classes marginalizadas do debate sobre o caráter nacional brasileiro. Ao incorporar o argumento de Schwarz, bem como os cinco discursos sobre pobreza de Engbersen (1999), o presente ensaio contextualiza o tema da pobreza e sua discussão na história literária brasileira para posteriormente argumentar que A festa (1976), de Ivan Ângelo, constitui um exemplo de literatura de pobreza por subtração. Embora Ângelo exclua a voz do pobre do romance, ele o faz precisamente para salientar a maneira problemática por meio da qual tanto a literatura como a mídia professam representar os socialmente excluídos.Downloads
Referências
ÂNGELO, Ivan ([1976]1978). A festa. 3. ed. São Paulo: Summus.
CAMPOS, Haroldo de (1983). Arte pobre, tempo de pobreza, poesia menos. In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
ENGBERSEN, Godfried (1999). Defi nitions of distress: who are you calling poor? Le Monde Diplomatique English Edition, Paris, 6 set.. Disponível em: .
LIENHARD, Martin (2006). La pobreza: un escándalo. In: Discursos sobre (l)a pobreza: América Latina y/e países luso-africanos. Madrid: Iberoamericana.
NEWMAN, Kathleen (2004). Poverty in the history of literary cultures. In: VALDES, Mario; KADIR, Djelal. Literary cultures of latin America. v. 1. New York: Oxford University Press.
PERKINS, David (1992). Is literary history possible? Baltimore: John Hopkins University Press.
ROCHA, Sonia (2003). Pobreza no Brasil: afi nal, de que se trata? Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas.
SANTIAGO, Silviano (1983). Imagens do remediado. In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
SCHWARZ, Roberto (1983). A velha pobre e o retratista. In: ______. (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
________ (1987). Nacional por subtração. In: ______. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da (2008). Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984). São Paulo: Annablume, Fapesp.
TELES, Gilberto Mendonça (2002). Contramargem: estudos de literatura. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.