Vidas desperdiçadas?

Uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa

Autores

  • Mônica Horta Azevedo Université de Rennes

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009

Resumo

Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-fi cções convidam à refl exão acerca do que Zygmunt Bauman defi ne como “vidas desperdiçadas”. Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Horta Azevedo, Université de Rennes

Doutora em português pela Université Rennes 2 (UHB), França, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Referências

AZEREDO, Mônica Horta (2012). A representação do feminino heroico na literatura e no cinema: uma análise das obras Quarto de despejo: diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), Estamira, e Estamira para todos e para ninguém (Marcos Prado), De salto alto e Tudo sobre minha mãe (Pedro Almodóvar). Tese (Doutorado

em Literatura) ”“ Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília, Brasília; Université Rennes 2 Haute Bretagne, Lettres Étrangères, Portugais.

BARTHES, Roland (2007). Aula. São Paulo: Cultrix.

BAUMAN, Zygmunt (2005). Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BERGALA, Alain, (2010). Duplo negro. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al. (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.

BRAGANÇA, Felipe (2010). Vanda e Ventura: elogio aos ruídos como fonte de beleza. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al. (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.

BRUZZI, Stella (2000). New documentary: a critical introduction. Londres: Routledge.

COMOLLI, Jean-Louis (2008). Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG.

_________ (2010). Corpos e quadros, notas sobre três fi lmes de Pedro Costa: Ossos, No quarto de Vanda, Juventude em marcha. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al. (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.

COSTA, Pedro (2010). Uma porta fechada que nos deixa a imaginar (transcrição parcial do curso de cinema na Escola de Cinema de Tóquio), In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al. (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.

DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte; Rio de Janeiro: EdUERJ.

ESTAMIRA (2004). Direção e roteiro: Marcos Prado. Produção: Marcos Prado e José Padilha. Depoimentos: Estamira e outros. Edição: Tuco. Música: Décio Rocha. Distribuição: Riofi lme / Zazen Produções Audiovisuais. Brasil. 1 DVD (116 min).

HUTCHEON, Linda (2010). O carnavalesco e a narrativa contemporânea: cultura popular e erotismo. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor. (orgs) Mikahil Bakhtin. Linguagem, Cultura e Mídia. São Carlos: Pedro e João Editores.

NICHOLS, Bill (2008). Introdução do documentário. Campinas: Papirus.

NO QUARTO DE VANDA (2000). Direção e roteiro: Pedro Costa. Produção: Francisco Villa-Lobos, Karl Baumgardner e Andres Pfaeffl i. Montagem: Dominique Auvray e Patricia Saramago. Música: Phillippe Morel. Portugal, Alemanha, Suiça, Itália.

PENAFRIA, Manuela (2005). Em busca do perfeito realismo. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, n. 1.

PONZIO, Augusto (2010). Bakhtin: literatura, cultura e linguagem. Conferência, 3 nov., Brasília.

SILVA, Mateus Araújo Silva (2010). Pedro Costa e sua poética da pobreza. In: DUARTE, Daniel Ribeiro et al. (orgs.). O cinema de Pedro Costa. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil.

SILVESTRE, Cláudia Sofia Varela (2004). Documentarismo português na televisão: o discurso nos documentários com expressão no programa Docs da RTP2. Tese (Doutorado em Comunicação Social) ”“ Escola de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.

SWAIN, Tânia Navarro (2012). A construção das mulheres: a renovação do patriarcado. <http://gefem.blogspot.com.br>. Acesso em: 30 out. 2012.

WOODWARD, Kathryn (2000). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

06/27/2013

Como Citar

Azevedo, M. H. (2013). Vidas desperdiçadas? Uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (41), 149–165. https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100009