Litera-Rua:
a cultura da periferia em Capão Pecado, de Ferréz
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100006Resumo
Este artigo tem como objetivo debater a possibilidade de expressão, na sociedade contemporânea, daqueles que se situam à margem, condenados à vida e à s narrativas residuais. Sob esse prisma, estudamos a obra Capão Pecado (2000), de Ferréz, apresentando a fala do subalterno e a cultura marginal, especifi camente, na chamada “Litera-Rua”.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt (2005). Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
DE CERTEAU, Michel (1999). A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes.
FERRÉZ (2012). Entrevista. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2012.
FONSECA, Rubem (1994). Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras.
GRAMSCI, Antonio (2001). Cadernos do cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
JAMESON, Fredric (1994). Sobre a substituição de importações literárias e culturais no Terceiro Mundo: o caso da obra testemunhal. In: Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
KUSCHNIR Karina; VELHO, Gilberto (orgs.) (2001). Mediação, cultura e política. Rio de Janeiro: Aeroplano.
LINS, Paulo (2010). Entrevista. Disponível em: <http://www.ferrez.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=50>. Acesso em: 25 maio 2012.
RICHARD, Nelly (2002). Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SANTOS, Darlan Roberto dos (2010). O transbordo em Estamira, de Marcos Prado. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
SARLO, Beatriz (2004). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
SHUSTERMAN, Richard (1998). Vivendo a Arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34.
SOUZA, Jessé (2011). A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG.
SPIVAK, C. Gayatri (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.