Cinco mulheres:
vozes em ricochete
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000100002Resumo
Entre o campo e a cidade, transita a personagem de Marcelino Freire, que tem escrito como quem escuta o outro, em um exercício de alteridade. Tomando como ponto de partida o jogo de enunciação e encenação que move os textos, objetiva-se acompanhar o trânsito de cinco mulheres pobres, “Muribeca”, “Comadre”, “Darluz”, “Da Paz” e “Totonha”, para evidenciar como vozes sociais expõem-se em tensão com a voz autoral, fruto das estratégias utilizadas na composição de uma escrita explicitamente interlocutória que inclui o leitor.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter (1984). Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
PROJETO Dulcineia catadora apresenta. (2007). Colecionador de pedras. Blog de Sergio Vaz. 11 fev. Disponível em: <http://colecionadordepedras.blogspot.com.br/2007/02/projeto-dulcinia-catadora-apresenta.html>. Acesso em: 3 mar. 2009.
COSTA, Jurandir Freire (2000). Playdoier pelos irmãos. In: KEHL, Maria Rita (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
CURY, Maria Zilda; WALTY, Ivete (2003). In memoriam: escrita e lixo. Cerrados, Brasília, n. 17, p. 55-60. Literatura e globalização.
FREIRE, Marcelino (2000). Angu de sangue. São Paulo: Ateliê.
________. Balé/ralé. São Paulo: Ateliê.
________ (2007). Sertânias. São Paulo: Dulcineia Catadora.
RODRIGUES, José Carlos (1995). Higiene e ilusão: o lixo como invento social. Rio de Janeiro: Nau.
SALGADO, Sebastião (1997). Terra. São Paulo: Companhia das Letras.
TODOROV, Tzevtan (1983). A conquista da América: a questão do outro. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes.
ZIZEK, Slavoj (2003). Paixões do real, paixões do semblante. In: Bem-vindo ao deserto do real: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.