À terceira margem, a terceira imagem:
os afetos triangulares nas narrativas de Carola Saavedra
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200010Resumo
O presente artigo é uma proposta de leitura das relações afetivas, a partir da análise dos três romances publicados pela escritora Carola Saavedra, Toda terça (2007), Flores azuis (2008) e Paisagem com dromedário (2010), ora compreendidos como um projeto de trilogia dos afetos. Protagonista dessas narrativas, o objeto amoroso recria-se na porosidade viável à sua emergência numa perspectiva de “terceira margem”, à qual o lugar imaginado empresta suas imagens à s projeções experienciadas pelas personagens. Com efeito, uma nova dimensão espaço-afetiva é inscrita na planta-baixa sobre a qual são edifi cados os relatos sobre o afeto, que, assim como o lugar, também desvela uma instabilidade constitutiva, o seu “não-lugar”.Downloads
Referências
AUGÉ, Marc (1994). Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Coleção Travessia do Século. Campinas: Papirus.
BARTHES, Roland (1989). Fragmentos do discurso amoroso. 9. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
CALVINO, Italo (1999). Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras.
DORF, Mona (2010). Autores e idéias. São Paulo: Saraiva, Benvirá.
FOUCAULT, Michel (1984). “Outros espaços”. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos e Escritos, v. III . Org. Manoel Barros Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
KRISTEVA, Julia (1983). Histórias de amor. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
ORLANDI, Eni Puccinelli (2007). As formas do silêncio. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp.
SAAVEDRA, Carola (2007). Toda terça. São Paulo: Companhia das Letras.
________ (2008). Flores azuis. São Paulo: Companhia das Letras.
________ (2010). Paisagem com dromedário. São Paulo: Companhia das Letras.
WELSCH, Wolfgang (1995). “Estetização e estetização profunda ou A respeito da atualidade do estético”. Porto Arte, v. 6, n. 9, p. 7-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.