Limites e intersecções do estético com o político no filme Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock, e no conto “Sessão das quatro”, de Roberto Drummond

Autores

  • Wanderlan da da Silva Alves Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100009

Resumo

Analisamos o conto "Sessão das quatro", do escritor Roberto Drummond, e o fi lme Janela indiscreta (Rear Window), de Alfred Hitchcock, investigando como a linguagem de cada uma das narrativas representa, na sua forma, certos limites e intersecções do estético com o político. A partir de tensões individuais, as personagens dessas narrativas se veem inseridas em situações cotidianas em meio às quais as noções de público e privado se apresentam de modo difuso, a liberdade individual se encontra sitiada, e a violência (simbólica e de fato) emerge como elemento constitutivo de sua realidade. Sob tal condição, a criação de lugares enunciativos alternativos possibilita às personagens encontrar possíveis modos de agir criticamente num universo em que as leis e seus princípios éticos estão comprometidos por contextos de exceção.

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Biografia do Autor

Wanderlan da da Silva Alves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Monteiro, Brasil. Doutorando em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), São José do Rio Preto, Brasil.

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Publicado

06/05/2012

Como Citar

Alves, W. da da S. (2012). Limites e intersecções do estético com o político no filme Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock, e no conto “Sessão das quatro”, de Roberto Drummond. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (39), 151–179. https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100009