Realismo em Adorno e Lukács:

o caso Em câmara lenta, de Renato Tapajós

Autores

  • Carlos Augusto Carneiro Costa Universidade Federal do Pará ”“ UFPA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100002

Resumo

A primeira parte deste trabalho apresenta um estudo dos ensaios Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels, de Georg Lukács, e Posição do narrador no romance contemporâneo, de Theodor W. Adorno, em que procuramos analisar suas respectivas concepções de realismo em literatura, considerando seus critérios de valoração estética da obra literária. A segunda parte corresponde à análise do romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, em que examinamos de sua constituição formal à luz das noções de realismo em questão, procurando apontar uma plausível base teórica para leitura de romances que, a exemplo do de Tapajós, são elaborados a partir de uma negatividade constitutiva.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Carneiro Costa, Universidade Federal do Pará ”“ UFPA

Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Brasil. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Este artigo é decorrente de pesquisas desenvolvidas durante o mestrado, que teve apoio financeiro do CNPq.

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Publicado

06/05/2012

Como Citar

Costa, C. A. C. (2012). Realismo em Adorno e Lukács:: o caso Em câmara lenta, de Renato Tapajós. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (39), 19–36. https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000100002