O sujeito reconstruído:
sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40183812Resumo
A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do signifi cante ”“ como na obra mallarmaica ”“, infla-se e transforma o mundo externo em sua extensão. O que tal artigo sustenta é que esse movimento se dá em resposta ao enfraquecimento e à fragmentação que caracterizam o dito sujeito contemporâneo.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland (1971). O grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, p. 53-72, 89-93.
BLANCHOT, Maurice (1984). O livro por vir. 13. ed. Lisboa: Relógio D´Água.
FRIEDRICH, Hugo (1978). Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades.
HARVEY, David (1994). Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 4. ed. São Paulo: Loyola.
HALL, Stuart (2004). A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A.
LASCH, Christopher (1986). O mínimo eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. São Paulo: Brasiliense.
KOREMBLIT, Bernardo Ezequiel (1991). Todas las que ella era: ensayo sobre Alejandra Pizarnik. Buenos Aires: Corregidor.
PIZARNIK, Alejandra (1994). Obras completas: poesía completa y prosa selecta. Buenos Aires: Corregidor.
TOURAINE, Alan (2002). Crítica da modernidade. 7. ed. Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.