Más allá de la hibridez:
la ciudad ch’ixi de Juan Pablo Piñero
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40183811Resumo
La ciudad de La Paz muestra su rostro abigarrado y pródigo en la fiesta del Gran Poder, retratada en la novela de Juan Pablo Piñeiro Cuando Sara Chura despierte (2003). Es esta una narrativa disparatada que reconstruye la ciudad en las formas de la mezcla, procurando la contemporaneidad donde se transforman lo occidental y lo andino. El relato se reconoce como un fenomenal tejido en que pasado y presente, castellano y aymara, se imbrican para soñar el fin de la desigualdad, encarnada en la fiesta.
Downloads
Referências
PERLONGHER, Néstor (1987). “Cadáveres”. In: Alambres. Buenos Aires: Último reino.
PIGLIA, Ricardo (2001). Tres propuestas para el próximo milenio (y cinco dificultades). México: FCE.
PIÑEIRO, Juan Pablo (2009). Cuando Sara Chura despierte. 2. ed. La Paz: Gente común.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia (2010a). Ch’ixinakax utxiwa: una refl exión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia, et alii (2010b). Principio Potosí reverso. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
VARGAS, Rubén (2004). “Juan Pablo Piñeiro: ‘Al final, el que escribe es un paxp’aku’”. Semanario Pulso. Disponível em: <http://www.pulsobolivia.com/248/CULTURA1.html>. Acceso em: 15 de maio de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.