Sergio Pitol e os disfarces da autobiografia
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40183810Resumo
O texto analisa os últimos livros do escritor mexicano Sergio Pitol (1933), El arte de la fuga (1997), El viaje (2000) e El mago de Viena (2005), reunidos na Trilogía de la memoria (2007). Em conjunto estes textos conformam uma espécie de autobiografi a literária construída mediante uma mistura de crítica, relato de viagem e narração autobiográfica. No ensaio analiso a maneira como o escritor reconstrói sua vida por meio de suas leituras e seu processo criativo, as pistas sobre sua obra que podem ser encontradas nestes textos, assim como as principais características e antecedentes destas formas híbridas contemporâneas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland (2005). A preparação do romance. São Paulo: Martins Fontes. v. 1.
ECHEVARRÃA, Ignácio (2004). “Presentación”. In: BOLAÑO, Roberto. Entre paréntesis. Barcelona: Anagrama.
KAFKA, Franz (2005). Diarios (1910-1923). Barcelona: Lumen-Tusquets.
PIGLIA, Ricardo (2004). Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras.
PITOL, Sergio (2007). Trilogía de la memoria: el arte de la fuga, el viaje, el mago de Viena. Barcelona: Anagrama.
______ (2004). Entre paréntesis. Barcelona: Anagrama.
______ (2000). El viaje. Barcelona: Anagrama.
______ (1996). El arte de la fuga. Barcelona: Anagrama.
______ (1991). La vida conyugal. México: Era.
______ (1984). El desfi le del amor. México: Era.
______ (1982). Juegos fl orales. México: Siglo Veintiuno.
______ (1972). El tañido de una fl auta. México: Era.
______ (1967). No hay tal lugar. México: Era.
______ (1966). Los climas. Barcelona: Seix Barral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.