Saer versus Aira:
versões de uma antropologia especulativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018387Resumo
O artigo propõe um confronto do trabalho de dois autores, Juan José Saer e César Aira, marcadamente distintos no que diz respeito à s estruturas de recepção convocadas por suas obras, e que podemos traduzir particularmente na maneira como é percebida a relação de cada um com "o contemporâneo", o que resulta em seu alojamento específi co em certas genealogias e na produção de suas respectivas inscrições na história literária latino-americana recente, aqui instanciadas em trabalhos de Anália Gerbaudo e Sandra Contreras. O exame de objetos fi ccionais como La pesquisa, de Saer, e Parmênides, de Aira, nos leva a encontrar solicitações ambivalentes do fato supostamente histórico e de sua relação com a fi cção, que são aqui apresentadas como oportunidades para operar criticamente com relação a estruturas estabelecidas de recepção e crítica do trabalho dos autores.
Downloads
Referências
AIRA, César (2001). Cumpleaños. Buenos Aires: Mondadori.
_____ (2006). Parménides. Buenos Aires: Mondadori.
_____ (2007). Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte & Letra.
CONTRERAS, Sandra (2002). Las vueltas de César Aira. Rosario: Beatriz Viterbo.
DALMARONI, Miguel e MERBILHAÁ, M. (2000). “Un azar convertido en don: Juan José Saer y el relato de la percepción”. In: JITRIK, Noé (2000). Historia crítica de la literatura argentina. Buenos Aires: Emecé. v. 11.
GERBAUDO, Analia (2006). “Por una lectura moderna del último modernista”. Astrolabio. n. 3. Disponível em: <http://www.astrolabio.unc.edu.ar/articulos/nuevosfrutos/articulos/gerbaudo.php>. Acesso em: 10 de março de
KOHAN, Martin (2003). “Dos recientes lecturas modernas”. Boletín. n. 11, p. 81-4.
PREMAT, J. (2002). La dicha de saturno: escritura y melancolía en la obra de Juan José Saer. Rosario: Beatriz Viterbo.
______ (2009). Héroes sin atributos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
SAER, Juan José (1994). La pesquisa. Buenos Aires: Seix Barral.
_____ (1997). El concepto de fi cción. Buenos Aires: Seix Barral.
_____ (2000). El lugar. Madri: El Aleph.
_____ (2001). Cuentos completos, 1957-2000. Buenos Aires: Seix Barral.
_____ (2003). Lo imborrable. 2. ed. Buenos Aires: Seix Barral.
SPERANZA, Graciela (2007). Fuera de campo. Buenos Aires: Anagrama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.