Mulheres, arte e poder:

uma narrativa de contrapoder?

Autores

  • Ana Gabriela Macedo

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018374

Resumo

Meu objetivo neste artigo é construir sobre o ensaio fundamental de Linda Nochlin, precisamente intitulado “Mulher, Arte e Poder” (1988), em que a autora investiga de forma convincente as relações dessa tríade. Em suas palavras, ela “desembaraça vários discursos sobre as relações de poder existentes nas diferenças de gênero simultaneamente ”“ a superfície tanto quanto o substracto ”“ o discurso da iconografi a ou da narrativa”. Proponho estender a análise de Nochlin, de alguma forma a mais, sem deturpar suas premissas, introduzindo uma mudança de foco no debate, da análise da representação de mulheres por artistas do sexo masculino, para o papel da mulher na arte contemporânea, ou seja, da mulher como objeto de representação para a mulher agente e sujeito da representação. Essa situação ganhou, efetivamente, um signifi cado mais amplo a partir do final dos anos 1980. Sugiro, a partir da visualização de algumas imagens, que isso pode ser compreendido no contexto de produção de narrativas de empoderamento das mulheres ou, alternativamente, de criação de narrativas de contrapoder. 

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Publicado

07/27/2011

Como Citar

Macedo, A. G. (2011). Mulheres, arte e poder:: uma narrativa de contrapoder?. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (37), 61–77. https://doi.org/10.1590/2316-4018374

Edição

Seção

Seção Temática