Marcas da violência e jogos do poder no romance urbano de Patrícia Melo
Resumo
Este trabalho realiza uma análise do romance O matador, de Patrícia Melo, cujo universo temático e estratégias discursivas rompem não só com as perspectivas da crítica literária feminista mais contemporânea, mas com o sistema ideológico burguês, de forma mais ampla. O objetivo é apontar como o aproveitamento da voz e da experiência cultural masculinas, levado à s últimas consequências, pode converter-se numa crítica subliminar à s formas como se constroem os discursos de discriminação por critérios sexuais, econômicos e sociais em nossa sociedade.
Downloads
Referências
BADINTER, Elisabeth (1986). Um é o outro: relações entre homens e mulheres. Trad. Carlota Gomes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BASTOS, Dau (2001). “Gosto a contragosto”. In: SANTOS, Wellington de Almeida. (Org.) Outros e outras na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Caetés.
BATAILLE, Georges (1980). O erotismo. 2. ed. Trad. João Bernard da Costa. Lisboa: Moraes.
COUTINHO, Sônia (1994). Rainhas do crime: ótica feminina no romance policial. Rio de Janeiro: Sete Letras.
ECO, Humberto (1998). Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva.
GIASSONE, Ana Cláudia (2000). “São Miguel e o dragão: cidade e violência em O matador, de Patrícia Melo”. In: Literatura depois das utopias. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. abr.-jun. n. 141.
GUATTARI, Félix & ROLNIK, Sueli (1999). Micropolítica. Cartografi as do desejo. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes.
HUTCHEON, Linda (1991). Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago.
MELO, Patrícia (1994). Acqua Toffana. São Paulo: Companhia das Letras.
______ (1995). O matador. São Paulo: Companhia das Letras.
______ (2000). Inferno. São Paulo: Companhia das Letras.
PINTO, Cristina Ferreira (1990). O bildungsroman feminino: quatro exemplos brasileiros. Rio de Janeiro: Perspectiva.
PRAVAZ, Suzana (1981). Três estilos de mulher: a doméstica, a sensual, a combativa. São Paulo: Paz e Terra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.