A literatura juvenil brasileira no início do século XXI:

autores, obras e tendências

Autores

  • Gabriela Luft Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a literatura juvenil brasileira publicada na primeira década do século XXI, por meio da análise de obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e pela Câmara Brasileira do Livro, que outorga o prêmio Jabuti. A partir de dados sistematizados por Marisa Lajolo e Regina Zilberman, apresenta-se um breve panorama da literatura infantojuvenil brasileira entre o período de 1890 a 1980, contextualização que permite o delineamento do percurso e das tendências do gênero ao longo do tempo. Após, com base nos estudos desenvolvidos por Teresa Colomer, expõem-se os principais traços da literatura juvenil atual, os quais são cotejados com as características das narrativas juvenis brasileiras premiadas entre os anos de 2001 e 2009. Por meio da leitura, da observação, da análise e da comparação das obras que integram o corpus, procura-se demonstrar as características da literatura juvenil brasileira produzida na primeira década do século XXI, de maneira a responder quais as principais tendências do gênero e qual sua posição no cenário nacional. Verifi case o surgimento de um bom número de autores novos, a diversidade de temáticas trabalhadas e o aumento da complexidade narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Leonardo (1968). Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. Edições do prêmio Jabuti. Disponível em <http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores/>. Acesso em: 12 jan. 2010.

COELHO, Nelly Novaes (1981). A literatura infantil. São Paulo: Ática.

_______ (1984). Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Ática.

COLOMER, Teresa (2003). A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL. Livros premiados. Disponível em <http://www.fnlij.org.br/principal.asp>. Acesso em: 11 jan. 2010.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina (1985). Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática.

________ (1986). Um Brasil para crianças. São Paulo: Global.

LEAHY-DIOS, Cyana (2005). “A educação literária de jovens leitores: motivos e desmotivos”. In: RETTENMAIER, Miguel (Org.); RÖSING, Tania M. K. (Org.). Questões de literatura para jovens. Passo Fundo: Ed. Universidade de

Passo Fundo.

SALEM, Nazira (1959). História da literatura infantil. Portugal: Mestre Jou.

SOUZA, Gloria Pimentel Correia Botelho de (2006). A literatura infantojuvenil brasileira vai muito bem, obrigada!. São Paulo: DCL.

ZILBERMAN, Regina (2005). Como e por que ler literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva.

Downloads

Publicado

02/24/2011

Como Citar

Luft, G. (2011). A literatura juvenil brasileira no início do século XXI:: autores, obras e tendências. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (36), 111–130. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9712

Edição

Seção

Seção Temática