Literatura infantil brasileira e estudos literários
Resumo
O artigo discute algumas feições assumidas pela produção e circulação de obras brasileiras contemporâneas voltadas para crianças e jovens a partir das transformações sofridas pela sociedade brasileira nos últimos 40 anos, sobretudo no que diz respeito ao fi nanciamento e legitimação de bens culturais.
Downloads
Referências
ARROYO, Leonardo (1968). Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos.
ABREU, Tâmara Maria Costa e Silva Nogueira de (2010). O livro para criança em tempo de Escola Nova: Monteiro Lobato & Paul Faucher. Tese de Doutorado. Campinas, Unicamp.
BANDEIRA, Manuel (1957). Itinerário de Pasárgada. Rondonia: Livraria São José.
BANDEIRA, Pedro (2010). O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: Moderna.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de (1955). Compêndio de literatura infantil. São Paulo: IBEP.
COELHO, Nelly Novais (1983). Dicionário crítico de Literatura infantil/juvenil brasileira: 1882-1982. São Paulo: Quiron.
CUNHA, Antonieta Antunes (1983). Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática.
LAGO, Ângela (1994). Cena de rua. Belo Horizonte: RHJ.
LOBATO, Monteiro (1956). Prefácios e entrevistas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 255 . A edição consultada registra apenas que se trata de entrevista dada a Leitura.
MEIRELES, Cecília (1951). Problemas de literatura infantil. Belo Horizonte: Publicações da Secretaria do Estado de Minas Gerais.
RODRIGUES, João Paulo Coelho de Sousa (2001). A dança das cadeiras. Campinas: Editora da Unicamp.
Sites consultados
http://www.aeilij.org.br em 17.06.2010 registrava 234 sócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.