A morte em forma de poesia:

comoção, indignação e reivindicação em cordéis midiatizados

Autores

  • Simone Mendes

Resumo

Este artigo reflete parte das análises que vêm sendo desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado, cujo enfoque se constitui a partir da existência de uma dimensão argumentativa em cordéis que fazem interface com a mídia de informação. Em uma argumentação retórica, o raciocínio lógico e a demonstração não são suficientes para garantir a eficácia da interação, pois, ao basear-se na adesão do interlocutor a uma tese, através da crença, instauram-se outros pré-requisitos que devem ser observados, como o ethos do locutor ou a sua honestidade, sinceridade, senso de justiça, seriedade e confiabilidade; o pathos ou a capacidade do locutor de emocionar seu público através da comoção, da solidariedade, da indignação e da benevolência; e o lógos ou o próprio discurso e sua racionalidade, utilizado pelo locutor para reforçar seu ponto de vista e suas representações sociodiscursivas em torno do tema tratado. Ao analisarmos cordéis cuja temática gira em torno do homicídio, pudemos encontrar esse raciocínio teórico-metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, Ruth (2006). L’argumentation dans le discours. 2. ed. Paris: Armand Colin.

DAVID, Giani (2007). “A emoção como elemento constitutivo do discurso de informação televisiva”. In: MACHADO, Ida L. et al. (orgs). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna. v. 1. p. 132.

EMEDIATO, Wander (2009). “Representações discursivas de cidadania na mídia”. In: SILVA, Denise H. et al. (orgs). Discurso em questão: representação, gênero, identidade, discriminação. Brasília: Cânone Editorial. p. 52.

EVANGELISTA, Lucas (s.d.). O juiz que assassinou o vigilante em sobral. s. l. s.ed. p.1-2

JODELET, Denise (2001). “Representações sociais: um domínio em expansão”. In: __________ (org). Representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. p. 17.

MENDES, Paulo e MENDES, Simone (2007). “Uma análise discursiva das emoções em Laranja Mecânica: o estranhamento, a humilhação e a indignação”. In: MACHADO, Ida et al. (orgs). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna.

PLANTIN, Christian (2008). “A argumentação biface”. In: LARA, Gláucia Muniz et al. Análise do discurso hoje. Rio de Janeiro: Lucerna. v.2.

SOARES, José (s.d.). O assassino de Kennedy e a vingança de Ruby. s.ed. s.l.

Downloads

Publicado

12/20/2010

Como Citar

Mendes, S. (2010). A morte em forma de poesia:: comoção, indignação e reivindicação em cordéis midiatizados. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (35), 139–152. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9658

Edição

Seção

Seção Tema Livre