O poder de denúncia do cordel no cinema:

O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas

Autores

  • Sylvie Debs

Resumo

O filme O romance do vaqueiro voador, de Manfredo Caldas, é construído a partir do cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim ”“ que, por sua vez, foi inspirado no documentário Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho ”“ com a finalidade de contar, denunciar e lembrar a tragédia que foi a construção de Brasília. O artigo pretende discutir algumas questões: Por que escolher como personagem um poeta vaqueiro para perambular pelos lugares da tragédia? Por que utilizar um cordel para fazer surgir um outro filme?

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Referências

BONFIM, João Bosco Bezerra (2004). Romance do vaqueiro voador. Brasília, LGE.

DEBS, Sylvie (2005). “Cordel e cinema”. In: Anthologie du cinéma brésilien des anneés 60 aux anneés 80: Glauber Rocha et Nelson Rodrigues. Bobigny. p. 100-05.

MATTOS, Carlos Alberto (2008). Pedras na Lua e pelejas no Planalto, Vladimir Carvalho. São Paulo, Imprensa Oficial. p. 216.

MELO NETO, João Cabral (1955). Morte e vida severina <http://www.culturabrasil.org/joaocabraldemelonetoo.htm.>

ROCHA, Glauber (1981). “Uma estética da violência”. In: Revolução do cinema novo. Rio de Janeiro. Alhambra/Embrafilme. p.28-33

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Publicado

12/20/2010

Como Citar

Debs, S. (2010). O poder de denúncia do cordel no cinema:: O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (35), 129–138. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9657

Edição

Seção

Seção Tema Livre