A edição popular no Brasil:

o caso da literatura de cordel

Autores

  • Vilma Quintela

Resumo

Com o intuito de estudar o cordel brasileiro sob o ponto de vista do seu sistema editorial, neste artigo buscou-se ressaltar a importância desse fenômeno editorial popular que se instituiu, no Brasil, como um marco da modernização que transformou as relações de produção cultural no Nordeste a partir dos últimos decênios do século XIX. Observada desse ângulo, a literatura de cordel é traduzida como um efeito da modernidade que se impunha em pontos estratégicos do Brasil. A popularização da imprensa no Nordeste, especialmente em Recife, onde primeiro se desenvolveu o mercado do cordel no país, tornou possível o surgimento de editores populares que, apropriando-se dos recursos tipográficos então disponibilizados, puderam, pouco a pouco, inserir-se ativamente no mercado cultural nacional.

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Referências

ATHAYDE, João Martins (2000). João Martins de Athayde: antologia. São Paulo, Hedra.

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SOUZA, liedo Maranhão de (1981). O folheto popular: sua capa e seus ilustradores. Recife: Massangana.

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Publicado

12/20/2010

Como Citar

Quintela, V. (2010). A edição popular no Brasil:: o caso da literatura de cordel. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (35), 41–50. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9652

Edição

Seção

Seção Tema Livre