É tempo de pipa:

a representação da infância em Cidade de Deus, de Paulo Lins, e Lembrancinha do Adeus, de Julio Ludemir

Autores

  • Anderson Luís Mata

Resumo

Tradicionalmente vista como uma etapa de inocência e aprendizado, a infância tem assumido características diversas nas chamadas narrativas “de favela”. Assim, as crianças pobres, moradoras das periferias das grandes cidades, são apresentadas na ficção como uma contraface dessa noção tradicional de infância. Lembrancinha do Adeus, de Júlio Ludemir, e Cidade de Deus, de
Paulo Lins, constroem narrativas em torno de personagens que mantêm apenas vestígios da infância, o que, ao mesmo tempo em que sinaliza especificamente para uma transformação da sociabilidade das crianças, simboliza profundas mudanças sociais.

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Publicado

01/03/2011

Como Citar

Mata, A. L. (2011). É tempo de pipa:: a representação da infância em Cidade de Deus, de Paulo Lins, e Lembrancinha do Adeus, de Julio Ludemir. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (34), 181–208. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9641

Edição

Seção

Seção Tema Livre