A procura de si:

a representação do corpo gordo em Cíntia Moscovich

Autores

  • Edma Cristina Góis

Resumo

Elemento privado, mas que incorpora e expressa diversas ideologias, o corpo é um lugar prático direto de controle social, segundo Susan R. Bordo. Se nas artes plásticas o corpo, muitas vezes, nos aborda diretamente por meio do olhar, quase nos desarmando; na literatura, ele costuma aparecer velado, sob uma cortina discursiva a ser desvendada pelo leitor mais atento. Este artigo traz algumas reflexões sobre a representação do corpo feminino, especialmente do corpo gordo, a partir do romance Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich. Tema que aparece de modo periférico na literatura brasileira contemporânea, o corpo feminino fora do padrão é apresentado em primeira pessoa neste livro.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDO, Susan R. “O corpo e a reprodução da feminidade: uma apropriação feminista de Foucault”, em _______ e JAGGAR, Alison M. Gênero, corpo e conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

BOURDIEU, Pierre. “A ilusão biográfica” em _______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 32ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOELLNER, Silvana Villodre. “A cultura fitness e a estética do comedimento: as mulheres, seus corpos e aparências”, em STEVENS, Cristina M. T. e SWAIN, Tania Navarro. A construção dos corpos: perspectivas feministas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MOSCOVICH, Cíntia. Por que sou gorda, mamãe?. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

01/03/2011

Como Citar

Góis, E. C. (2011). A procura de si:: a representação do corpo gordo em Cíntia Moscovich. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (33), 59–70. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9584

Edição

Seção

Seção Temática