O corpo e as tiranias do espírito na ficção contemporânea
Resumo
Num tempo em que os avanços científicos e tecnológicos estimulam, algumas vezes num diapasão eufórico, o imaginário do fim do corpo; num momento em que expressões como homem-máquina ou pós-humano aparecem com frequência na reflexão teórica, a dimensão corporal ganha, em narrativas ficcionais brasileiras, um certo protagonismo, seja como antídoto à decadência dos valores modernos, seja como lugar, por excelência, onde o poder inscreve suas marcas. Partindo dessa premissa, o artigo realiza uma leitura de textos de Sérgio Sant’Anna, Rubem Fonseca e Fernando Bonassi, visando destacar, em meio à diversidade de tratamentos do tema, a importância conferida ao corpo.
Downloads
Referências
BONASSI, Fernando. Passaporte. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
FONSECA, Rubem. Confraria dos espadas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
_______. Secreções, excreções e desatinos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LE BRETON, David. “O fim do corpo”. Jornal do Brasil, Caderno Ideias, 17 de março de 2001.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SANT'ANNA, Sérgio. O vôo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
_______. A senhorita Simpson. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
_______. O monstro. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
_______. Um crime delicado. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHNAIDERMAN, Boris (org.). Contos reunidos: Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.