Poema e bala perdida

Autores

  • Iumna Maria Simon

Resumo

No panorama recente da poesia brasileira surpreendeu o aparecimento, em 2001, do poema “Sítio” de Claudia Roquette-Pinto, poeta até então tida como intimista, metaforizante, trancada no seu mundo privado e burguês. O interesse aqui é discutir como foi possível à autora formular nesse poema um estudo sobre o medo e a violência, sem abrir mão da sua imagética introspectiva e da sua experiência poética anterior, centrada numa escrita referencialmente rarefeita. A análise em detalhe do poema procura registrar a conversão da opacidade, do lacunar e da indeterminação em elementos de caracterização da experiência da violência urbana e da miséria emocional dos protegidos, ou seja, da contaminação do mundo privado pelo fato externo. Nesta proposta de análise se entrelaçam portanto as implicações da atualidade do processo histórico-social brasileiro com a vulnerabilidade da poesia e as carências do sujeito poético. Tal abordagem estética da poesia brasileira atual quer desfazer o preceito da teoria contemporânea que só admite a relação da literatura com a realidade por meio de estratégias não-representacionais e anti-contextualizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Carlito. “A vida como metáfora”. 16 nov. 2000, em: <http://.no.com.br/revista>. Acesso em 14 mar. 2004.

BONVICINO, Régis. Ossos de borboleta. São Paulo: Editora 34, 1996.

_______. Página órfã. São Paulo: Martins, 2007.

MOTTA, Valdo. Bundo e outros poemas. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

ROQUETTE-PINTO, Claudia. Os dias gagos. Rio de Janeiro: s.e., 1991.

_______. Corola. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

_______. “Sítio”. Inimigo Rumor, nº. 10. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora, maio de 2001, p. 54.

_______. Margem de manobra. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.

SANDMANN Marcelo. “Poesia em estado de sítio”. Sebastião, nº. 2. São Paulo, 2002.

SIMON, Iumna Maria. “Revelação e desencanto: os dois livros de Valdo Motta”. Praga: estudos marxistas, nº. 7, São Paulo: Hucitec, mar. 1999.

_______. “Revelação e desencanto: a poesia de Valdo Motta”. Novos Estudos, nº. 70. São Paulo: Cebrap, nov. 2004.

SÜSSEKIND, Flora. “Desterritorialização e forma literária: literatura brasileira contemporânea e experiência urbana”. Literatura e sociedade, nº. 8. São Paulo, 2005.

WEINTRAUB, Fabio. “Caos moralizado”. K Jornal de Crítica, nº. 12. São Paulo, jun. 2007.

Downloads

Publicado

01/04/2011

Como Citar

Simon, I. M. (2011). Poema e bala perdida. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (32), 145–159. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9574

Edição

Seção

Seção Tema Livre